Com o tema “Santo Antônio Construindo uma Cultura de Paz”, a festa seguirá até o dia 13 de junho, data em que os católicos comemoram o Dia de Santo Antônio. Para este sábado está programado um passeio ciclístico em defesa da cultura de paz na cidade.
por Wesley Silas
De acordo com o Padre Eldinei, o festejo acontece há 57 anos, tornando assim uma tradição em Gurupi no mês que comemora do Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
“Padroeiro significa pai na referência espiritual, e celebrar o festejo e celebrar também o sentimento das pessoas porque é um Santo muito próximo de Jesus e na sua imagem tem ele carregando a palavra de Deus e o menino Jesus”, disse o padre.
Conforme o pároco, a celebração da festa representa uma renovação da espiritualidade e da fé de um santo católico conhecido como amigo dos pobres que compartilhou o pão do amor, da caridade e da fraternidade.
“Celebrar a festa de Santo Antônio é fazer memória do exemplo de vida dele e da dedicação que ele deixou para a evangelização com a palavra de Deus e o cuidado de transmitir aos irmãos aquilo que era mais precioso”, explica.
Tema
Segundo o com o padre Eldinei, neste ano a festa terá um teor diferente com o tema “Santo Antônio Construindo uma Cultura de Paz” para demonstrar a necessidade da igreja “precisa ir de encontro com a pessoas e ser um canal de paz”, explica.
[g-slider gid=”81638″ width=”100%” height=”55%”]
Programação:

Para este sábado acontece um passeio ciclístico, com concentração às 16h na praça da Matriz. “Será uma oportunidade de sairmos pelas ruas da cidade com camisetas brancas e mostrar que somos da bandeira e da cultura de paz”, explica o padre.
Até o dia 13, data que comemora do Dia de Santo Antônio, acontecerá missas, trezena de Santo Antônio, barraquinhas, quermesses, leilões e oferece ainda parque de diversão para as crianças.
“No dia 09 teremos o terceiro Leilão Virtual de gado que acontecerá na Praça da Matriz após a Missa, no dia 13 acontecerá duas missas solenes que acontecerão às 08h da manhã que será presidida pelo bispo de Cristalândia, Dom Wellington Queiroz e a noite teremos uma carreata, saindo do Parque Mutuca, e uma missa que será presidida por mim”, explica o padre.