Durante a reunião, os empresários pediram à governadora o desenvolvimento de um estudo que aponte as principais potencialidades para investimentos no município. Eles solicitaram ainda que sejam intensificados os incentivos para as empresas já instaladas na cidade e a promoção de projetos que busquem atrair indústrias. Segundo os empresários, essas ações beneficiariam não apenas Gurupi, mas também 18 cidades polos, que ficam nas proximidades e contemplam um público geral de cerca de 90 mil habitantes.
A governadora Claudia Lelis explicou que o Estado possui um plano de recuperação que contempla a atração de novos investidores e o desenvolvimento regional do Tocantins. “Há uma determinação do governador Marcelo Miranda para que sejam criadas Superintendências de Desenvolvimento Regional com o objetivo de identificar a vocação de cada região e elaborar estudos para que sejam feitos investimentos assertivos”, explicou.
O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Tocantins (Sindicarnes), Oswaldo Stival Júnior, considerou a reunião positiva e se mostrou satisfeito com a postura do Governo em receber e dialogar com os empresários. “A governadora se comprometeu a apresentar um estudo no prazo de trinta dias, mostrando quais são os caminhos que Gurupi precisa seguir. Em relação ao que expusemos, considero que houve uma resposta consistente e coesa para nossa demanda”, finalizou.
A ida dos empresários foi intermediada pelo vereador Jonas Barros (PV). Ele afirmou que a ida dos empresários de Gurupi a Palmas faz parte de um compromisso feito anteriormente com a governadora em exercício que também é responsável pela capacitação de recursos para o Tocantins.
“Acompanhamos os empresários de Gurupi que são homens que fazem a economia de Gurupi andar para pontuar o que for mais importante para a cidade e região que é a capacitação de investimentos e melhorar os investimentos que já estão feitos e tenho a certeza que todos os empresários que participaram deste encontro com a governadora saíram satisfeitos”, disse.
Durante a reunião com a governadora, o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Gurupi, Adailton Batista Fonseca, destacou que cidade possui potencialidades que vão além da agricultura e pecuária. “A cidade possui capacidade para atrair investimentos nas áreas do turismo, entretenimento, educação, principalmente a de nível superior, entre outros”, disse.
O representante do Núcleo Automotivo de Gurupi defendeu a participação de membros da ACIG e da CDL na Superintendências de Desenvolvimento Regional. “São pessoas que conhecem e vivem a realidade sócio-econômica do município e região que poderão contribuir neste estudo de identificação da vocação da nossa região”, sugeriu.
Parque Agroindustrial de Gurupi
A governadora em exercício Claudia Lelis, explicou também sobre a revitalização do Parque Agroindustrial de Gurupi. “No início do mês passado, o governador Marcelo Miranda assinou a ordem de serviço para reinício das obras de recuperação e pavimentação do Parque Agroindustrial de Gurupi. A obra conta com um investimento de quase R$ 2,5 milhões, o que proporcionará condições para atrair novos investimentos, gerando novos empregos e renda”, afirmou.
Criado em 1990, por meio de decreto municipal, o parque tem área total de mais de 1,8 milhão m², dividido em 459 lotes. Está localizado na BR-153 e abriga empresas de diversos ramos.
Presentes
Participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros Neto; o superintendente de Relações Institucionais, Edson Cabral; o vereador de Gurupi Jonas Barros; Adailton Batista Fonseca (CDL); Oswaldo Stival (Sindicarnes); Dasio Divino de Carvalho (Décio Auto Posto); Paulo Abreu e Belchior Gonçalves da Associação Comercial de Gurupi (ACIG), Arimar Lima Linhares (Representante do Núcleo Automotivo de Gurupi) e o jornalista e empresário do Portal Atitude, Wesley Silas. (Com informações da Secom)