O assessor parlamentar, Fracisco Bertolino Reis Matos, 52 anos, conhecido com Chico, desde os 12 anos mantém o hobby de colecionar figurinhas. Segundo ele, além do prazer gera conhecimento e aproxima as pessoas.
“Eu coleciono desde quando eu tinha 12 anos de idade e isso me fez conhecer muitas coisas e hoje continuo apaixonado por figurinhas. Em Gurupi temos um grupo de pessoas, e tem como uma das mais apaixonadas, do Dr. Macêdo, que nos incentiva ainda mais a colecionar e organizar os grupos que trocam figurinhas”, disse Chico Bertolino.
Os grupos de colecionadores ultrapassam as fronteiras de Gurupi e do Estado de pessoas que se interagem por meio da busca de montagem de álbuns, principalmente ligados ao futebol, como Copa do Mundo, Campeonato Brasileiro e agora a Copa América.
“Muitas vezes vamos até Palmas para nos reunirmos com grupos de pessoas que também colecionam figurinhas. Tem amigos meus que moram em São Paulo que eu mando figurinha para lá e eles mandam para cá”, disse.
Virtual e Real
Apesar de ter opções de colecionar figurinhas por meio de aplicativos de álbuns virtuais, Chico Bertolino defende a importância da criançada desconectar e interagir no mundo real com seus amigos como ele fazia em sua infância.
“Torcemos para que esta garotada que são ligadas no virtual também passem a gostar de colecionar não só figurinhas mais outras coisas reais que contribuam com o conhecimento e com as relações pessoais”, disse.