“Os Agentes do Detran são servidores concursados como fiscais de trânsito e que precisavam do curso de formação para atuar na área de fiscalização, tem os agentes do município de Gurupi e os policiais militares que se especializaram ainda mais no conteúdo de legislação no trânsito”, disse o tenente Geraldo Magela.
O curso, que é uma exigência do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), teve carga horária de 165 horas, divididas em quatro módulos de atividades teóricas e práticas. Ao todo 33 pessoas participaram.
Na ocasião prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, falou sobre a importância dos motoristas terem os documentos dos veículos em dia, assim como a Carteira de Habilitação.
Desde o ano de 1988, então prefeito Nanio Tadeu Gonçalves criou a Lei 002/1998 instituiu a Guarda Municipal de Gurupi, a competência dos fiscais de trânsitos de Gurupi vem sendo questionada, mas, para o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran-TO, tenente Geraldo Magela, o Código de Trânsito Brasileiro garante a atuação dos fiscais.
“Eles terão total autonomia para poder fazer a fiscalização, uma vez que eles preenchem o requisito pois fizeram o curso de formação e estão aptos para realizar. Agora se o fiscal constatar uma infração em flagrante ele vai ele vai autuar e encaminhar para o órgão que vai processar e depois o condutor que cometeu a infração será penalizado”, disse.
Atuação dos fiscais
O gerente de Fiscalização do Detran explicou também como será a atuação dos fiscais do Detran, Prefeitura e da Polícia Militar. “Cada estrutura vai definir o início da sua programação. Tem a questão do Detran, que tem ainda alguns requisitos e de haver uma necessidade de reestruturação e tem o município que vai direcionar o emprego e a forma de atuar e a Polícia Militar que será de acordo com as atividades relacionadas ao 4º BPM”, concluiu.