Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Whatsapp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Cidades » Gurupi sedia audiência pública sobre o Plano Estadual Pena Justa nesta terça-feira (27/5)
Cidades

Gurupi sedia audiência pública sobre o Plano Estadual Pena Justa nesta terça-feira (27/5)

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de maio de 2025 - 16:552 minutos de leitura
Whatsapp Facebook Twitter E-mail

Após a realização em Palmas, o município de Gurupi sedia, nesta terça-feira (27/5), a segunda audiência pública para a construção do Plano Estadual Pena Justa, no Centro de Convenções Mauro Cunha, das 13h às 19h.

Por Redação

A iniciativa é realizada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça do Tocantins (GMF), e coordenada pelo TJTO.

O objetivo principal é ouvir a sociedade civil e entidades ligadas ao sistema de Justiça e direitos humanos para contribuir diretamente na elaboração do plano. O documento visa enfrentar o chamado Estado de Coisas Inconstitucional nas prisões brasileiras, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As inscrições para participar da audiência podem ser feitas pelo formulário online disponível nos sites e redes sociais do TJ e da Seciju e presencialmente no local do evento.

Sobre o Plano Pena Justa

O Plano Nacional Pena Justa é uma iniciativa coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a União, órgãos do sistema judiciário e sociedade civil. Com mais de 300 metas a serem alcançadas até 2027, o plano busca garantir um sistema prisional mais humanizado, eficiente e alinhado aos direitos fundamentais.

A medida decorre da decisão do STF, tomada em outubro de 2023, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, reconhecendo violações sistemáticas de direitos nas unidades prisionais, como superlotação, más condições de infraestrutura, higiene e saúde, além de relatos de maus-tratos.

Atualmente, no Tocantins, 4.087 pessoas estão privadas de liberdade em 26 unidades penais distribuídas em diferentes municípios do estado.

Próximos encontros

A terceira audiência pública será realizada em Araguaína, nesta sexta-feira (30/5), na Câmara Municipal, mantendo o mesmo horário das 13h às 19h.

Consulta Pública aberta até 30 de maio

Além das audiências presenciais, segue aberta até o dia 30 de maio uma Consulta Pública sobre o Plano Pena Justa. A população pode apresentar sugestões através de formulário eletrônico disponível nos canais digitais do TJTO e da Seciju. O sumário executivo com as diretrizes do plano também está disponível para consulta.

Compartilhar. Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Local na rede Internet

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Advogada indiciada apropriação indébita poderá ter registro na OAB Suspenso temporariamente

12 de junho de 2025 - 11:47

Sindicato Rural de Gurupi realiza homenagem aos ex-presidentes e familiares pelos serviços prestados à entidade e ao agro

12 de junho de 2025 - 11:37

Grupo de venezuelanos e um colombiano são presos em Palmas por furto a farmácias

12 de junho de 2025 - 11:10

Suspeito de ser um dos principais traficantes do Tocantins é preso no Maranhão

12 de junho de 2025 - 10:36

SESI Tocantins abre inscrições para vagas em Palmas e Gurupi

12 de junho de 2025 - 10:33

Kátia Abreu assumirá área de bioenergia da Ambipar

11 de junho de 2025 - 21:47
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2025 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.