Informações do Hospital Regional de Gurupi (HRG), apontam que Jandeilson da Conceição, 17 anos, foi internado na quarta-feira 18, com suspeita de leishmaniose visceral canina, conhecida como calazar, morreu por volta das 21h desta quinta-feira.
“Ao adentrar a unidade e ter sinais da tal patologia a equipe médica solicitou exames para o diagnóstico. O período que o rapaz esteve na UTI permaneceu entubado”, informou.
Jandeilson da Conceição morava na Rua 02 Qd 06 do Setor Parque das Acácias.
Segundo o Coordenador do Centro de Zoonose de Gurupi, Henrique Alencar, caso o laudo confirme que a morte de Jandeilson tenha sido provocada pelo calazar a Prefeitura irá fazer um trabalho especial na área que ele reside. “Se o laudo confirmar vamos fazer varredura no local”, disse
Prevenção
De acordo com o Coordenador o município tem investido controle da Leishmaniose Visceral, conhecido como Calazar. Ele lembra que em 2014 diminuiu 57% de casos em humanos e 40% em cães por meio de medidas como orientações e encoleiramento dos cães que já atingiu neste ano mais de 40 bairros da cidade.
“Em 2014 teve 09 casos e 06 foram confirmados e neste ano teve 12 notificações e apenas três casos foram confirmados. As pessoas devem fazer a sua parte limpando os quintais e levar os animais ao Centro de Zoonose para o encoleiramento dos cães”, alertou Henrique.