Eles são mais que fiscais do trânsito, diariamente, seja debaixo de sol ou chuva, lá estão, sempre comprometidos, para salvar vidas no trânsito da Capital. E por reconhecer a importância dos Agentes de Trânsito na construção de uma cidade com cada vez mais qualidade de vida para a sua população, a Prefeitura de Palmas, promove um café da manhã com seus agentes.
A solenidade será no Gabinete do Prefeito, localizado na sede do Instituto de Planejamento Urbano, às 9h.
“Nesta quarta-feira, dia 23, quando se comemora o Dia do Agente, não poderíamos deixar de homenagear o esforço, a dedicação e o comprometimento dessa classe de profissionais que tanto tem feito pela fluidez do trânsito e pela segurança dos nossos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. Eles são os nossos Salva-Vidas do Asfalto”, enfatizou, Christian Zini, secretário municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte.
Há dez anos atuando no trânsito de Palmas, o agente Paulo Cesar de Lima, fala dos desafios e recompensas da profissão. “É uma profissão gratificante, porém nem sempre reconhecida. Que bom seria que todas as pessoas que salvamos nas blitze da Lei Seca pudesse entender que estamos salvando a vida delas! Mas o que nos motiva a continuarmos é a fé que estamos sendo útil para sociedade e contribuindo para uma melhor fluidez do trânsito”.
Participa também da solenidade uma turma da Escola Municipal Paulo Freire. Além das homenagens aos agentes, na oportunidade será lançado o Projeto Amigo do Trânsito, que será desenvolvido nas escolas de Palmas, e do Mascote “Amarelinho” o Salva-Vidas do Asfalto. O projeto visa levar noções básicas de legislação para o trânsito às crianças, que poderão atuar como Agente de Trânsito Mirim. Para isso, receberão a carteirinha de Agente de Trânsito Mirim, e Talonários Educadores, podendo autuar seus pais, avós ou tios, caso cometam alguma infração de trânsito. O projeto será promovido pela SMAMTT, juntamente com o Projeto Vida No Trânsito.
Para o secretário Zini, o intuito do talonário educador não é trazer ônus para os pais, mas promover boas práticas no trânsito e uma convivência melhor com seus filhos.
Ainda será assinado o projeto de Lei, a ser enviado para a Câmara Municipal, que institui o dia 23 de setembro com o dia D do Trânsito nas Escolas Municipais. Quando todas as unidades deverão realizar seminários, palestras, dinâmicas de grupo, simpósio ou qualquer outra forma de explanação, abordando assuntos relacionados à educação, prevenção e segurança no trânsito de Palmas. Caberá a escola escolher a modalidade e o responsável pela abordagem do tema. Caso o dia 23 caia num sábado ou domingo, o dia deverá ser comemorado no dia letivo subsequente.