Os dados demonstram uma redução significativa em todas as naturezas de ocorrências, sejam elas com vítima, sem vítima ou com vítima fatal, tanto nas 17 (dezessete) cidades sob a circunscrição desta Unidade Operacional, quanto especificamente nesta cidade de Gurupi – TO.
De acordo com a análise estatística e dos fatores que contribuíram para a redução dos índices em referência, a PM conclui que esses resultados são frutos dos trabalhos de parceira com a Superintendência Municipal de Trânsito e a Secretaria de Educação, seja no desenvolvimento de palestras sobre a temática, fiscalização e também a repressão aos crimes e infrações cometidas por condutores de veículos, além de outras ações conjuntas.
O levantamento da Polícia Militar aponta que outros fatores que colaboraram determinantemente na consecução desses resultados na cidade de Gurupi, 3º município em termos de população do Estado do Tocantins, tais como: “a melhoria da malha viária, a instalação de semáforos em pontos estratégicos (onde ocorre maior fluxo de veículos), a revitalização da sinalização horizontal e vertical das vias, bem com a conscientização dos usuários das vias, principalmente o condutor”.
“Levando em conta a estatística geral, considerando os dezessete municípios da região sul do Estado, registra-se uma redução média de 17% nos três tipos de ocorrências de acidentes de trânsito, ou seja, com vítima, sem vítima e com vítima fatal. Entretanto, quando se trata especificamente desta cidade de Gurupi, os índices reduziram com maior expressividade no período comparado”, informou a Polícia Militar.
De janeiro a agosto de 2014, registrou-se 409 acidentes de trânsito com vítima (ferimentos leves ou graves) e 06 com vítimas fatais (morte). No mesmo período deste ano de 2015, a PM registrou 330 acidentes de trânsito com vítima e 01 com vítima fatal.
De acordo com a Polícia Militar, esses números demonstram uma redução de aproximadamente 20% nas ocorrências envolvendo vítimas com ferimentos leves ou graves e 83% com vítimas fatais.
A Polícia Militar considera que redução é significativa, mas, os acidentes de trânsitos ainda constituem uma grande preocupação para a PM, que tem se desdobrado na sua missão de promover segurança pública de qualidade e garantia da tranquilidade ao cidadão, em todos os aspectos, inclusive no trânsito.
Todavia, vale ressaltar que somente o trabalho da PM não será capaz de alcançar resultados satisfatórios, em termos de segurança pública, pois quando se trata deste direito, a responsabilidade é compartilhada entre todos os entes federados e também com o cidadão, cuja conduta consciente de respeito à legislação de trânsito é indispensável para termos um trânsito mais seguro a cada dia.
Apesar de todos esses aspectos mencionados, vê-se que mesmo diante do quantitativo de ocorrências de trânsito registradas em Gurupi, percebe-se que o comportamento da sociedade se desperta para essa questão e tem motivado a redução desses índices estatísticos. Essa atitude se torna mais evidente ainda, quando se aprofunda na análise de outro fator implicante na ocorrência desses fatos, ou seja, a grande frota de veículos deste município, com mais de 55 mil, a qual é considerada a terceira maior do Estado.
Mesmo diante de todas essas circunstâncias, o que se extrai dessa análise, é que independentemente das ações preventivas desenvolvidas pela PM em parceria com outros órgãos e a atuação peculiar de outras instituições, “o poder de mudança desse quadro estatístico perpassa pela conduta consciente de todos os cidadãos usuários das vias”.