O tradicional bloco carnavalesco “Os Metralhas”, que celebra 49 anos de história este ano, manifestou sua insatisfação com a alteração do local do circuito do Carnaval em Gurupi. A mudança prevê a transferência do evento da Avenida Pará – Centro de Gurupi, próximo ao Mutuca, para a Avenida C, no Setor Nova Fronteira. “Questionamos por que surgem problemas como se o Carnaval fosse um grande fardo”, afirmou a diretoria.
Por Wesley Silas
A diretoria do bloco, através de uma nota oficial, questionou a decisão: “Agora, com o Carnaval fortalecido e a avenida repleta de foliões, questionamos por que surgem problemas, como se o Carnaval fosse um grande fardo.”
A nova localização foi definida em votação realizada na segunda-feira, dia 16, após entidades como a Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Corpo de Bombeiros considerarem a Avenida Pará inadequada devido ao seu espaço restrito e ao impacto no comércio local, não apenas durante os dias de festa, mas também na fase de montagem e desmontagem das estruturas.
“Ao longo dos anos, enfrentamos dificuldades com as mudanças de local. A transferência do circuito da Avenida Goiás para o Parque Mutuca gerou transtornos, especialmente para os blocos e trios elétricos. Mais tarde, a mudança para a Avenida Pará quase comprometeu o Carnaval. Agora, com o evento robusto, questionamos por que surgem problemas como se o Carnaval fosse um grande fardo”, afirmou a diretoria.
O bloco destacou que as decisões foram tomadas de forma precipitada e afetaram a tradição do Carnaval de Gurupi, pedindo uma reflexão mais cuidadosa para evitar novas alterações abruptas.
“É importante considerar os aspectos positivos e os benefícios que o carnaval traz. Lembramos da Avenida Goiás, onde as escolas de samba, como Os Metralhas e Os Espantalhos, proporcionaram carnavais repletos de magia, ritmo e beleza. Da mesma forma, os primeiros blocos, Os Pifados e As Caridosas, encantaram a todos há 40 anos. Desde então, temos feito mudanças anualmente, mas nunca uma tão significativa como retirar o circuito do centro de Gurupi”, salientou a diretoria.
Sobre o Bloco
Resistindo desde a década de 1970, “Os Metralhas”, junto com “Os Pifados”, continuam a preservar as tradições do Carnaval de Gurupi, garantindo a animação durante o dia e parte da noite. Fundado por Luiz Felipe dos Santos, o bloco celebra quase meio século de história carnavalesca.
Nota
Caros amigos,
Como foliões veteranos que contribuíram para a construção do carnaval de Gurupi, queremos compartilhar algumas reflexões sobre a mudança da localização do evento.
Ao longo dos anos, enfrentamos desafios com as alterações de local. Quando o circuito foi transferido da Avenida Goiás para o Parque Mutuca, tivemos transtornos, especialmente para os blocos e carros de som que precisavam circular. Mais tarde, a mudança para a Avenida Pará quase nos deixou sem carnaval. Agora, com o evento fortalecido e a avenida cheia, questiono por que começamos a ver problemas, como se o carnaval fosse um grande fardo.
É importante considerar os aspectos positivos e os benefícios que o carnaval traz. Lembramos da Avenida Goiás, onde as escolas de samba, como Os Metralhas e Os Espantalhos, proporcionaram carnavais repletos de magia, ritmo e beleza. Da mesma forma, os primeiros blocos, Os Pifados e As Caridosas, encantaram a todos há 40 anos. Desde então, temos feito mudanças anualmente, mas nunca uma tão significativa como retirar o circuito do centro de Gurupi.
Vamos refletir cuidadosamente para evitar decisões precipitadas.
Bloco Os Metralhas