São vários exemplos infelizes, como o exemplo o a acidentes ocorrido no sábado (12) envolvendo o acadêmico do curso de direito da Unirg Alberto Pavezzi, de 23 anos, cruzamento da Avenida Sergipe com a Rua 23, no Setor Jardim Eldorado, que estava em uma moto e bateu violentamente em um pick-up que invadiu a preferencial. O estudante Alberto Pavezzi encontra-se internado em coma na UTI do Hospital Regional de Gurupi.
Na manhã de ontem no cruzamento da Rua 06 com Avenida Amapá uma moto conduzida por uma trabalhadora doméstica que levava na garupa o seu esposo também foi vítima da violência do trânsito quando uma camionete S-10 não respeitou a preferencial de bateu conta a moto, deixando a condutora da moto ferida.
O exemplo negativo mais recente aconteceu por volta das 16h desta terça-feira, 15, na esquina da Rua 07 com a Avenida Rio Grande do Sul. O condutor da uma camionete Hilux, Jesus Bernardes, também não respeitou a preferencial e bateu violentamente em um Ford Fiesta, conduzido por Paulo Wilson Alves e levava como carona a sua namorada Natália Pereira Paz que teve lesões com o cinto de segurança. “Graças a Deus os dois estavam com cinto de segurança”, disse Richard, pai de Paulo Wilson.
De acordo com especialistas, 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falhas humanas devido o motorista não respeitar a sinalização. De acordo com uma pesquisa divulgada no Portal do Trânsito, 35% dos acidentes ocorridos nas cidades brasileiras são relativos à colisão transversal (em cruzamentos) que podem ser evitados, desde que os motoristas respeitem a sinalização.
Segue algumas dicas se forem seguidas poderão evitar muitos acidentes:
– Respeitar a sinalização e diminuir a velocidade;
– Indicar manobras com antecedência;
– Somente cruzar a via com segurança;
– Cuidar com os procedimentos de conversão, principalmente à esquerda.
– Dar a preferência para pedestres e veículos não motorizados.
– Prestar atenção redobrada na hora de transpor a linha férrea e lembrar sempre que o trem não pode parar da mesma forma que você.
– Não ultrapassar no cruzamento ou em suas proximidades.