Com o título: “Injustiça Religiosa”, o empresário Jaime Xavier de Oliveira, que também é presidente da ACIG mais uma vez usou as redes sociais para abrir o debate sobre os polêmicos feriados envolvendo o Padroeiro da Cidade Santo Antônio e o Dia do Evangélico.
“Entendo pouco de religião, entretanto, não acho justo, evangélicos com necessidade de trabalhar, serem obrigados a parar por interesses de católicos devotos de Santo Antonio. Da mesma forma, é injusto obrigar a grande maioria a não trabalhar por causa de interesses dos evangélicos. Como disse, no caso dos comerciários, é injusto com as demais”, fragmento da postagem de Jaime Xavier que considerou os feriados como “uma injustiça em nome da fé em Deus, uma “INJUSTIÇA RELIGIOSA”.
Jaime Xavier aproveitou também para questionar a ética Cristã e cita um fragmento de uma músico do Roberto Carlos que diz que ‘um erro não conserta outro’, quando se trata da dicotomia do discurso dos religiosos católicos e evangélicos que puxam ‘brasas para suas sardinhas’, como diz a expressão popular.
“Bom seria se um dos lados entendessem que o Deus que pregam não aceita injustiças de qualquer natureza e tomasse a iniciativa de dar o exemplo, pedindo a retirada do seu”, questiona Xavier.
Várias pessoas aproveitaram e postaram também seus posicionamentos sobre os feriados.
“Sou católica e pratico minha fé, mas sou TOTALMENTE CONTRA esses feriados religiosos, sejam eles Católicos, Umbandista, Evangélicos, etc… . Por incrível que pareça(no caso dos católicos), são quando as igrejas estão mais vazias, mas as rodovias estão cheias de carros puxando carretinhas com suas tralhas de pesca, rumo a seus ranchos e nossas paradisíacas(que amo de paixão). Tenho FÉ, que todas as irmandades religiosas evoluam. Pronto falei! Abraços”, postou Maria Viana Costa.
Alguns aproveitaram para ironizar com reflexão sobre o direito que cada um tem.
“É Jaime. Ainda vem muita coisa por aí. Os refugiados Muçulmanos estão chegando e logo se organizarão(como algumas igrejas fazem por aqui) para eleger um representante nos legislativos do nosso país e logo terão também o seu feriado. O Preto Velho parece que também já está se preparando para ter seu feriado. Fora a gozação, tudo é uma indecência, pois já temos o feriado do trabalhador(1º de Maio), o feriado religioso(25 de Dezembro). Tá faltando o Feriado do EMPRESÁRIO!!!! A ideia é ótima: seria uma segunda-feira em que todo mundo trabalharia 10 horas no dia e o empresário não pagaria NADA de salários nem impostos”, postou Marilo de Castro Pillar.
É um assunto que divida a população, principalmente os mais tradicionais, que conflitam com opiniões citadas acima que questionam quem vai pagar a conta. Para piorar a situação as duas primeiras segundas-feiras do mês de outubro os comércios terão que fechar as portas novamente em comemoração à Criação do Tocantins, dia 05 de Outubro, e dia 12, Dia da Padroeira do Brasil.