A mostra foi realizada no auditório do SESC sob a coordenação da AGESP e do serviço de psicologia da Unidade e teve o objetivo de valorizar os saberes científicos e as experiências vivenciadas por policiais militares do 4º BPM, tanto da ativa como da reserva remunerada.
O autor do projeto, Cap PM Vicente Rodrigues da Silva, psicólogo da Unidade, lembrou que a Polícia Militar do Tocantins nasceu juntamente com o próprio Estado, e mesmo sendo uma instituição nova, traz em suas fileiras exímios profissionais com as mais diversas qualificações.
“O 4º BPM conta com uma equipe quase 100% academicamente preparada, cujos militares possuem conhecimentos profissionais peculiares, com suas histórias de vida e temperamento que compartilharam suas alegrias, dores e esperanças para a construção da paz em todo o rincão tocantinense”. Justificou o Cap PM Vicente. “Nada mais justo que o 4º BPM reservar um dia para homenagear esses valorosos guerreiros”. Reiterou.
Durante discurso, o comandante da Unidade, Maj PM Flávio Santos Brito, parabenizou os coordenadores do projeto e os demais militares e os convidou para apresentar seus trabalhos acadêmicos, bem como aqueles que se prontificaram para relatar as suas experiências profissionais.
Apresentações dos trabalhos
A primeira parte da apresentação da mostra dos trabalhos científicos dos militares da ativa tiveram os temas: “Violação do direito ao sossego” (1º Ten PM Renato Marques Lisboa), “Segurança Pública e Polícia Comunitária: aplicabilidade no Brasil e no Tocantins” (Cb PM Nayguel Guedes Matos) e “Identificação de Tripes associados à cultura da melancia e aplicabilidade no NGS” (Cb PM Ananias Pinto de Queiroz).
A segunda parte ficou por conta do relato das experiências profissionais e teve início com a Sd PM Pabliane Martins de Melo, incluída na corporação há cerca de um ano.
Relatos das experiências
Em seguido os policiais militares que encontram-se na reserva remunerada relataram suas experiências ao longo da carreira militar, entre os convidados especiais estavam Cel PM R/R Ibanez da Costa Meneses, ex-comandante do 4º BPM; TC PM R/R Wilton Pereira Maia; 1º Ten PM R/R João Luiz Miranda Cavalcante e 1º Ten PM R/R Manoel Pires Brito.
Na ocasião, eles evidenciaram a transição cultural dos militares do Estado de Goiás para o Tocantins, relataram as experiências que presenciaram nas mudanças de paradigmas que se desaguaram na atual PMTO, uma polícia jovem e integrada por profissionais excelentemente capacitados, conforme descreveram.
Ao final do evento, a Unidade certificou todos os participantes da mostra, concluindo com a fala final do Maj Flávio, declarando que o 4º BPM vivenciou um momento ímpar de sua história, ao proporcionar a execução desse projeto. (Informações da Ascom 4ºBPM)