Um grande passo foi dado para a modernização na gestão da frota de veículos oficiais do Governo do Tocantins. Nesta semana, foi publicada no Diário Oficial a nova Instrução Normativa que estabelece critérios de gerenciamento de toda a frota.
A publicação traz normas de como proceder para reduzir o gasto e melhorar a qualidade sobre a gestão da frota de veículos oficiais, da implantação e inovações em controle da despesa pública com veículos, além de especificar normas relativas à administração dos transportes que atendem ao poder público estadual.
O sistema de gerenciamento da frota oficial era regulamentado por uma Instrução Normativa do ano de 1999, e só agora foi remodelada e alterada. As alterações no gerenciamento foram necessárias devido ao aumento da frota, à implantação de novas formas de controle e serviços e à necessidade de maior fiscalização no sistema. Com a nova regulamentação, o trabalho, que inclui o monitoramento dos veículos, pernoite, sistema de abastecimento, borracharia, lavagem, manutenção entre outros, ficará mais fácil de atender.
“Com a nova política implantada pela atual gestão já é possível contabilizar muitos resultados práticos”, explicou o diretor de Transporte Ruidevan Pereira, exemplificando a diminuição de despesas, com a otimização no uso de veículos oficiais pelas unidades administrativas do Estado.
Mudanças geram resultados
Nos últimos meses, diversos serviços oferecidos pela Diretoria de Transporte do Poder Executivo que se encontravam desativados foram restabelecidos. É o caso do sistema de abastecimento em regime de 24 horas, borracharia, o controle de emissão de laudo técnico para aplicação de peças e serviços nos veículos, recolhimento obrigatório dos veículos após o término dos trabalhos, entre outros.
Recentemente, um veículo modelo Van passou a atender o setor para facilitar, a partir do ponto central da Praça dos Girassóis, o acesso e retorno dos motoristas do Estado que diariamente realizam os serviços de retirada e recolhimento de veículos à Garagem Central, localizada próximo à Praia da Graciosa.
O processo de caracterização dos veículos oficiais – que por natureza dos serviços serão plotados nos próximos meses com a nova logomarca do Governo – permitirá um maior controle e identificação dos mesmos junto à comunidade. Também será restabelecido o número de telefone 3218-7361, com atendimento 24 horas, todos os dias da semana, para eventuais denúncias sobre infrações de trânsito, por parte da comunidade em geral.
Da gestão anterior, foi herdada uma frota sucateada, sendo que em torno de 550 veículos serão leiloados nos próximos dias e a receita gerada desse leilão será aplicada na aquisição de novos veículos, resultando na redução no número de veículos locados.
A frota oficial, em Palmas, conta atualmente com 1.700 veículos, incluindo os operacionais e motos da Polícia Militar e da Segurança Pública.