Usar a prática de atividade física e com a premiação de uma mota Honda 125 zero km, avaliada em R$ 7.600,00, para incentivar os jovens de 16 a 18 anos, matriculados na rede pública de ensino é o desafio apresentado pelo vereador Walter Júnior (SD) para que os jovens tenham interesse à prática esporte e se afaste das drogas. Para dar iniciou ao projeto o vereador estará convida os interessados em disputar o prêmio para uma reunião às 16h no Plenário da Câmara nesta quarta-feira, 10.
De acordo com o vereador Walter Júnior (SD) a idéia surgiu quando ele assistia um programa de televisão em que mostrava um exemplo de um prefeito de uma cidade americana, de 40 anos, e ex-combatente militar que em busca de recuperar os jovens, melhorar o convívio social e diminuir a criminalidade lançou um projeto que desafiava os jovens da cidade de 16 a 18 anos, regularmente matriculados em escola da rede pública a uma competição contra o próprio Prefeito.
“Um estudo transmitido por uma rede internacional de televisão mostrou que o ponto critico desses jovens esta na idade entre 16 a 18 anos, esse é o ponto de decisão, em inglês TURN POINT, onde depois de experimentarem a droga, é decisivo se continuam ou abandonam, se continuam, o próximo passo muitas vezes pode ser o crime de roubo ou o próprio tráfico de drogas”, defende o vereador.
A iniciativa do vereador conta com parceria da iniciativa privada, dentre elas a Sertaval Motos – concessionária Honda em Gurupi, Grupo Décio e Êxito.
O vereador afirma o estudo aponta que os jovens com idade entre 16 e 18 anos que praticam esporte com freqüência, tendem a se afastar das drogas. “Eles não conseguem ter desempenho físico ao usar droga e por ter um melhor convívio social, também acabam se afastando do grupo de usuários”.