Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 13 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Superação | Tocantinense transplantado conquistou cinco medalhas em competição internacional
Destaques

Superação | Tocantinense transplantado conquistou cinco medalhas em competição internacional

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins8 de dezembro de 2018 - 11:132 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Aderson Barros foi destaque da equipe brasileira na Argentina onde conquistou uma medalha de ouro e quatro de bronze

por Redação


Aderson Carvalho Barros é artista plástico, tem 43 anos e foi transplantado pela equipe da Fundação pró-Rim, no Hospital Municipal São José, em Joinville, há um ano e meio. Para manter a forma, participou da corrida de rua promovida em 2017 pela instituição. A partir daí que tudo começou. Gostou tanto de correr que após alguns meses de treinamento, decidiu participar dos IX Jogos Latino-Americanos para Transplantados, na cidade de Salta, na Argentina, entre 30 de outubro e 04 de novembro.

Antes de ficar doente, Aderson gostava de jogar futebol nos fins de semana. Mas, nunca foi atleta competitivo. Agora, neste evento, mostrou as suas habilidades e surpreendeu a todos com índices impressionantes. Foi destaque da equipe brasileira e conquistou cinco medalhas, sendo uma de ouro e as outras de bronze, em diversas provas de resistência e velocidade. A delegação brasileira ganhou ao todo 47 medalhas.

Onze países, representados por 350 atletas transplantados de todos os tipos de órgãos como: rim, fígado, pâncreas, pulmão e coração, participaram da competição. O Brasil ficou em segundo lugar, atrás da Colômbia. Aderson lamenta que na prova dos 200 metros, estava bem à frente do segundo colocado e iria conquistar a segunda medalha de ouro, mas, acabou tropeçando pouco antes de cruzar a linha de chegada. Mesmo assim, ficou com o bronze. “Fiquei triste por perder a medalha principal e ao mesmo tempo feliz por não ter me machucado”, avaliou.

Ele morava em Palmas (TO) quando perdeu a função renal em 2014. Foi para Joinville em busca do transplante. Morou dois anos na cidade e agora voltou para Palmas. “O que valeu a pena foi conseguir passar a mensagem da importância do exercício físico para manter a forma do transplantado, mesmo em curtas caminhadas”, diz o medalhista.

Agora ele quer se preparar para baixar ainda mais o tempo e conquistar outras medalhas no mundial desta categoria, que acontecerá no ano que vem em Newcastle, na Inglaterra. “Desta vez vou ter mais tempo para treinar e chegar mais preparado a esta competição”, garante.  

Aderson Carvalho Barros IX Jogos Latino-Americanos para Transplantados Transplante
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.