Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 26 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Compra de fazenda de Juiz Federal no Tocantins sob investigação: Acusações de enriquecimento injustificado ameaçam carreira
Destaques

Compra de fazenda de Juiz Federal no Tocantins sob investigação: Acusações de enriquecimento injustificado ameaçam carreira

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de julho de 2024 - 13:122 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Ministério Público Federal Investiga Rapidez na Multiplicação de Patrimônio para Aquisição de Fazendas

Reprodução Metrópoles

Por Redação

O futuro do juiz federal Alderico Rocha Santos, de 58 anos, está em risco após investigações revelarem uma drástica multiplicação de seu patrimônio, que pode levar à sua aposentadoria compulsória. As autoridades questionam a origem dos recursos utilizados para adquirir duas fazendas no Tocantins, totalizando R$ 33,5 milhões em 2022.

A procuradora Ana Paula Mantovani Siqueira, ao solicitar a aposentadoria compulsória de Santos, ressaltou que o aumento patrimonial do magistrado supera em mais de 10 vezes seu patrimônio declarado em 2008. A velocidade desse crescimento é considerada incompatível com o salário de um juiz.

A reclamação disciplinar foi protocolada na corregedoria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Mantovani Siqueira argumentou que as ações de Alderico Santos incluem “atos vedados à Magistratura, gestão de empresa, atos escandalosos e atentatórios à dignidade, honra e ao decoro da função”, além de uso indevido de contatos e posição pública para fins privados.

As investigações descobriram uma série de pagamentos não justificados ao juiz. Em defesa, Santos afirmou que os valores derivam da venda de imóveis e atribuiu seu crescimento patrimonial ao longo tempo devido ao seu trabalho como juiz desde 1997, herança paterna, negócios imobiliários e rendimentos como sócio de um curso jurídico, além de sua atividade na pecuária.

O caso ainda está sob análise e pode ter grandes implicações para a carreira do magistrado, com possível impacto na reputação do Judiciário no estado.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

O Tabuleiro de 2026: Antecipação eleitoral e o jogo de recados de “morde e assopra” na ASSCAM 

26 de março de 2026 - 21:40

União pelo Tocantins: Encontro em Palmas reúne partidos para grande movimento de filiação e apoio à pré-candidatura de Dorinha ao governo

26 de março de 2026 - 08:15

Wanderlei Barbosa esclarece declarações ao Portal Atitude e reafirma independência em seu retorno ao Governo

25 de março de 2026 - 16:43

PSDB filia Jorge Frederico; “Chapa de Vicentinho” conta também com o apoio do deputado Júnior Geo

25 de março de 2026 - 07:10

Governador Wanderlei Barbosa reafirma compromisso com obras estruturantes e saúde no Sul do Tocantins e faz uma avaliação do último ano de governo 

24 de março de 2026 - 21:49

Operação El Dourado: Esquema de sonegação no agronegócio causa prejuízo de R$ 55,9 milhões aos cofres de Tocantins

24 de março de 2026 - 12:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.