Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 19 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»O Protagonismo Juvenil e o Dia Internacional do Jovem Trabalhador
Destaques

O Protagonismo Juvenil e o Dia Internacional do Jovem Trabalhador

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins24 de abril de 2017 - 20:023 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Embora seja um tema atual, a discussão sobre a atuação do jovem em suas comunidades é um assunto recorrente nas últimas décadas. Já em 1985, ao final do Ano Internacional da Juventude, a Organização das Nações Unidas indicava que existia por parte dos jovens uma vontade de obter participação em todas as esferas e promover os seus interesses, bem como sua satisfação em participar da formulação de novas políticas e programas, em âmbito local e nacional.

Em plena era da informação, observamos o crescimento do interesse dos jovens em desempenhar múltiplas funções na sociedade, trazendo à tona o debate sobre o protagonismo juvenil nos espaços de poder. Seus anseios perante os desafios do mundo moderno e, para que eles possam atingir os seus objetivos, a palavra chave é: OPORTUNIDADE.

Em época que se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador (24 de abril)a inclusão laboral, em idade decisiva para a quebra do ciclo da pobreza e da vulnerabilidade social, deve ser debatida. O mercado de trabalho precisa estar mais consciente sobre a necessidade de absorver e dar aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, com a certeza de que terão colaboradores dedicados e com sede de aprendizado.

Imantem ilustrativa.
Imantem ilustrativa.

Um dos itens que devem constar desse debate é a Aprendizagem (Lei 10.097/2000) – uma das oportunidades que se mostram efetivas no combate a problemas como exclusão social, violência, evasão escolar, baixa renda, necessidade de experiência, falta de qualificação eo desemprego.

ARenapsi- Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, é uma das pioneiras e referência no setor. Umcaminho de acesso ao mercado de trabalho e à formação, acompanhando a necessidade dos jovens na busca pelo protagonismo,que já beneficiou mais de 120 mil jovens ao longo de seus 24 anos de existência, oferecendo oportunidades de aprendizagem, com mais de 70% convertidas em emprego formal ao final do contrato.

As empresas e governantes, têm que conhecer e aproveitar os benefícios da contratação de um jovem trabalhador. Uma relação baseada na reciprocidade, pois o jovem “ganha” a oportunidade de ingressar no mercado, enquanto o contratante “ganha” a chance de ter em sua equipe novos talentos ansiosos para contribuir.

Para que se permita que os talentos da juventude sejam descobertos e reconhecidos, é preciso derrubar o preconceito que envolve a contratação de pessoas sem experiência e entender, que também é papel das empresas e do poder público, participarem da formação dos jovens em idade laboral, contribuindo para que o protagonismo juvenil e a melhoria de vida das famílias, favoreça a evolução da nossa sociedade.

Por: Bia Nakamura

ARenapsi- Dia Internacional do Jovem Trabalhador
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Wanderlei Barbosa no Senado: o tabuleiro que ninguém quer mexer

18 de março de 2026 - 18:51

Entrada de Eduardo Fortes ao partido Republicanos fortalece grupo governista estadual

18 de março de 2026 - 14:13

Fraude em concurso da PM/TO: Polícia Civil desarticula organização criminosa e expõe prejuízo a candidatos que estudam e pagam cursinhos

18 de março de 2026 - 08:56

Contratação emergencial de enfermeiros em Alvorada é recomendada pelo MPTO

18 de março de 2026 - 07:11

Proposta prevê isenção do IPVA para carros, caminhões e ônibus elétricos e híbridos no Tocantins

17 de março de 2026 - 21:04

OABTO sedia I Congresso Tocantinense de Enfrentamento ao Feminicídio no próximo sábado (21)

17 de março de 2026 - 19:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.