Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 1 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Brasil»Se falássemos a língua dos anjos? E se conhecêssemos a natureza deles?
Brasil

Se falássemos a língua dos anjos? E se conhecêssemos a natureza deles?

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins12 de outubro de 2017 - 17:093 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Pela primeira vez no Brasil, a Edipro publica as 8ª e 9ª questões de Tomás de Aquino em Os Anjos, que investiga o universo destes seres diante os estudos teológicos.

por Redação


Tomás de Aquino [1225-1274], filósofo e teólogo dominicano escreveu diversas obras e, entre as mais importantes, contamos as famosas Quaestiones disputatae de Veritate, composta por 24 questões no total, e delas derivam as mais célebres contribuições do tomismo para a Filosofia e a Teologia.

Pela primeira vez no Brasil, a Edipro lança Os Anjos, uma tradução inédita em português dos artigos 8 e 9 das Questões Disputadas, de Tomás de Aquino. Considerada um tratado, a obra defende a existência dual dos anjos como seres tanto de forma física quanto espiritual.

Para construção dessa teoria, o teólogo medieval recorre aos princípios da metafísica clássica de pensadores greco-romanos, como Platão e Aristóteles, e por meio desses alicerces compôs umas das obras mais originais e poéticas da Idade Média.

Nestas duas questões, Tomás de Aquino defende o fato de cada anjo ser uma criatura espiritual única diante de Deus, dotada de dons naturais que recebeu em sua criação, mas ainda assim é um ser criado, portanto, limitado. Trata-se de um ser imaterial, incorpóreo, imortal e incorruptível, neste sentido, elimina qualquer tipo de composição com a matéria em sua natureza.

Nesta incrível obra, Tomás investiga a natureza do conhecimento dos anjos (questão 8) e da comunicação da ciência angélica por iluminações e por locuções (questão 9). A leitura é imprescindível para teólogos e amantes da leitura do princípio dos seres religiosos.

Sobre o autor: Filósofo italiano, pensador, teólogo e padre, considerado o príncipe da escolástica, Tomás de Aquino foi nomeado Santo e Doutor da Igreja respectivamente em 1323 e 1567. Autor de diversas obras – divididas em sumas, comentários, questões e opúsculos – que versam sobre as relações empreendidas entre Ciência e Fé, e Filosofia e Teologia, teve sua trajetória intelectual profundamente influenciada pelos conceitos da filosofia aristotélica, aos quais aliou sua sabedoria – filosófica ímpar, seu entendimento ético-cristão e as contribuições de nomes como Avicena e Averróis, Avicebron e Maimônides, e dos padres da Igreja, especialmente Santo Agostinho. Fundamentado particularmente no realismo das coisas, o Tomismo – como ficou conhecida a filosofia inaugurada por Tomás de Aquino – constitui-se, assim, numa espécie de realismo metafísico, traçando um panorama que parte de uma percepção sensível acerca do mundo e apresenta como resultado uma filosofia do ser.

Ficha técnica:

Editora: Edipro

Gênero: Filosofia/Religião

ISBN: 9788552100041

Tradução: Paulo Faitanin e Bernardo Veiga

Edição: 1ª edição, 2017

Tamanho: 14×21

Número de páginas: 320

Os Anjos Tomás de Aquino
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Justiça homologa acordo ambiental e consolida solução histórica para recuperação do Cerrado na Bacia do Rio Formoso

30 de abril de 2026 - 20:18

Gurupi assume protagonismo ambiental e torna-se o único município do Tocantins a emitir autorizações para desmatamento via Sinaflor

30 de abril de 2026 - 18:36

UBS Vila Nova: Prefeita Josi Nunes assina ordem de serviço para construção da maior UBS da cidade com investimento de R$ 4,3 milhões

30 de abril de 2026 - 17:02

Juiz federal do Tocantins, Ilan Presser, é aprovado para o CNJ e terá mandato até 2028

30 de abril de 2026 - 16:14

Prefeitura envia nota sobre boletim de saúde do prefeito Eduardo Siqueira; Governador Wanderlei presta solidariedade

29 de abril de 2026 - 23:41

Rejeição de Jorge Messias ao STF repercute entre lideranças políticas do Tocantins

29 de abril de 2026 - 23:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.