Quem visitou os comércios de Gurupi pôde acompanhar que boa parte das portas permaneceram abertas no dia do feriado católico de Corpus Christi. No entanto, os órgãos públicos preferiram estender o feriadão até a próxima segunda.
Por um lado, em Gurupi os funcionários públicos, tanto do Estado como do Município, terão hoje e amanhã para viajar ou aproveitar para fazer as compras no comércio local. Por outro ponto de vista, o presidente da ACIG, Jaime Xavier, aproveitou a sua rede social para parabenizar o prefeito de Palmas por ser a única Capital brasileira que não Decretou feriado (ponto facultativo) neste final de semana.
“Parabéns sim, tanto pela interpretação correta de que ponto facultativo não é feriado pro trabalho, quanto pela coragem de usar o direito e o dever de não fazer graça com o dinheiro público pagando regalias indevidas a quem quer que seja. Parabéns pela ousadia de ser diferente e um grande exemplo em um Tocantins pobre, onde O Governo e outros prefeitos sempre alegam que não tem dinheiro para atender direitos básicos da população”, defendeu Jaime Xavier.
O representante do comércio e das indústrias de Gurupi considerou ainda que a crise vivida no País que vive uma crise de confiança nos governantes e pobre em esperança no futuro e em seguido reforçou os elogios ao prefeito de Palmas.
“Parabéns pela afirmação de que a medida foi também para somar esforços com o setor produtivo. PARABÉNS PORQUE SEGURAMENTE PALMAS É A ÚNICA CAPITAL BRASILEIRA QUE NÃO DECRETOU FERIADO NO “PONTO FACULTATIVO” de Corpus Christi. Parabéns Prefeito, mesmo não morando em Palmas, fico orgulhoso do Senhor, o seu exemplo faz crescer a certeza de que nem tudo está perdido ou que a decência ainda pode reinar no Tocantins”, disse.
Feriados:
Segundo informações da Fecomércio, “os feriados nacionais estão expressamente previstos na Lei nº 10.607 de 2002 e na Lei nº 6.802 de 1980”. De acordo com essas leis são feriados nacionais os dias: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro”.