Evento reuniu prefeitos, gestores e sociedade civil em ações voltadas à primeira infância, com foco em integração regional e serviços à comunidade
Por Redação
O município de Gurupi foi palco, neste sábado, 27, de mais uma etapa do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, que vem mobilizando gestores e a sociedade em diferentes regiões do Tocantins. Desta vez, o encontro regional reuniu 21 municípios da Ilha do Bananal e do sul do Estado, consolidando a cidade como referência no debate e na implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância.
A abertura oficial contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), conselheiro Alberto Sevilha, do conselheiro e coordenador do programa, Severiano Costandrade, o procurador de Contas do MPCTO, Marcos Antonio da Silva Modes, além da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, anfitriã do encontro. O diretor da 5ª Diretoria de Controle Externo, Flávio Brito, representou a conselheira Doris de Miranda Coutinho, relatoria da regional. Também participaram autoridades locais, representantes de secretarias estaduais e municipais, além de parceiros estratégicos do programa.
Força regional
Durante o encontro, o presidente Alberto Sevilha destacou o papel do Tribunal de Contas como parceiro da gestão pública: “O TCE de Olho no Futuro é um programa que une esforços para garantir às nossas crianças o direito a uma infância digna, saudável e com oportunidades. Gurupi e os municípios vizinhos mostram, com essa mobilização, a força do trabalho coletivo”.
O conselheiro Severiano Costandrade, coordenador do programa, ressaltou a importância da integração regional: “O sul do Tocantins tem desafios próprios, e esse encontro é fundamental para alinhar estratégias, compartilhar experiências e fortalecer as políticas públicas que impactam diretamente as crianças”.
O procurador do MPCTO, Marcos Modes, fez questão de destacar que o papel do Tribunal de Contas hoje faz toda à diferença quando se reúne com os parceiros e busca melhores projetos para à sociedade.
Já a prefeita Josi Nunes agradeceu a escolha de Gurupi como sede e reforçou o compromisso da gestão municipal com a primeira infância: “Receber esse evento é uma honra para Gurupi. Estamos juntos com o Tribunal de Contas e os demais municípios para transformar a vida das nossas crianças”.
Os deputados estaduais Eduardo do Dertins e Gutierres Torquato participaram do encontro e elogiaram a iniciativa do TCETO e dos demais parceiros, que se uniram para apoiar os municípios tocantinenses no avanço de projetos voltados à melhoria da vida das crianças de 0 a 6 anos. Hercules Jackson, secretário de estado da Educação, representando o governador Laurez Moreira, voltou a elogiar o programa e disse estar feliz com toda a mobilização em torno da Primeira Infância.
Serviços à população
Além das palestras e oficinas técnicas, a comunidade contou com atendimentos gratuitos em saúde, cidadania e assistência social. Foram oferecidos serviços como vacinação, consultas, emissão de documentos, orientação jurídica e atividades educativas, beneficiando diretamente centenas de famílias. (Saiba mais sobre os atendimentos aqui.)
Capacitações e metas
O encontro também discutiu temas estratégicos como saúde mental, educação, segurança alimentar e elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância. Representantes de órgãos parceiros, como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e secretarias estaduais, participaram como palestrantes. (Palestras na íntegra aqui).
Outro destaque foi a preparação para o Dia D da Primeira Infância, previsto para 29 de novembro, que mobilizará todos os municípios participantes em ações conjuntas.
Resultados
Com Gurupi, o programa TCE de Olho no Futuro já alcançou quatro grandes encontros regionais — Miracema, Guaraí, Dianópolis e agora Gurupi — somando mais de 3 mil pessoas beneficiadas diretamente e avançando no fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância em todo o Estado. O próximo encontro será em Araguatins, no Bico do Papagaio, dia 4 de outubro. Veja tudo aqui no hotsite do programa.
Parceiros
O Tribunal de Contas do Tocantins conta com apoio de entidades como: Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça (TJTO), Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (SES), Polícia Militar (PM), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Unicef, FIETO, BRK, Energisa e Hospital de Amor.