O Portal Atitude ouviu em uma das redes sociais opiniões diversas de seus leitores. Alguns elogiaram e outros criticaram estratégias dos comerciantes e qualidade do atendimento, enquanto outros elogiaram o evento que aconteceu no último final de semana.
por Wesley Silas
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Black Friday 2017, revela que no Brasil as vendas nos comércios de rua e shoppings centers cresceram 4,9% em todo o país, abaixo do crescimento de 11,0% verificado no mesmo período de 2016 (comparado a 2015). No entanto, durante a semana da data, de 20 a 26 de novembro (Black Week), as vendas caíram 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em Gurupi a sensação foi a Lojas Americanas que possui 1,2 mil lojas em mais de 463 cidades do país e a lojas Nosso Lar onde os gurupienses fizeram a farra de consumo.
“A única loja que me agradou não consegui entrar. Na segunda vez que fui entrei não deu para esperar a fila e também quase não consigo sair”, disse Helâiny Asevedo.
Outra leitora do Portal Atitude criticou as lojas de gestões locais.
“A maioria das lojas foi só jogo de marketing, tudo caro. Exceto as grandes lojas nacionais… os lojistas de Gurupi ainda não entenderam o que é o black Friday”, disse Nih Morais.
A velha questão da qualidade do atendimento no comércio do Gurupi também foi lembrado.
“Não gostei muito, bagunçado funcionários mal educado tratando mal cliente parece mais um a queima de estoque velho muito fora de rumo péssimo”, disse Lúcia Lima de Freitas.
Os depoimentos mostram que as grandes redes de lojas, como Americanas, Casas Bahia, Lojas Novo Mundo e Nosso Lar, levaram boa parte do dinheiro dos gurupienses, em detrimento aos comerciantes locais.
Apesar da disputa destas lojas, o uma pesquisa do Serasa Experian, mostra que no Brasil, durante a semana da data, de 20 a 26 de novembro (Black Week), as vendas caíram 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Adailton Fonseca, avaliar que o Black Week na Capital da Amizade entrou no calendário do comercio local e oxigena as vendas de final de ano.
“A avaliação é muito positiva, a data a cada ano desperta mais interesse, tanto de lojistas quanto de consumidores, definitivamente entrou no calendário comercial local, a cidade mudou sua rotina e estava muito movimentada nas principais áreas de comércio. Os segmentos que mais se aproveitaram da oportunidade, se posicionando de forma mais agressiva, foram as grandes redes de eletrodomésticos, móveis, eletrônicos e lojas de departamentos, além destes, vestuário, acessórios e cosméticos, também mereceram a atenção do consumidor” avaliou.
O Indicador do Serasa Experian mostra que dados revelaram que a Black Friday é um fenômeno de curtíssimo prazo pois, apesar de várias lojas terem anunciado ofertas desde o início da semana (Black Week), as vendas somente cresceram no final de semana (Black Friday).