Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 23 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»Tocantins apresenta safra recorde de milho com previsão de colher mais de 2 milhões de toneladas
Agronegócio

Tocantins apresenta safra recorde de milho com previsão de colher mais de 2 milhões de toneladas

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de julho de 2025 - 18:232 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail
A supersafra de milho fortalece a posição do Tocantins como um importante player nacional na produção de grãos – Foto: Wilson Rodrigues

da redação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), comemora um marco histórico para a agricultura tocantinense: a maior produção de milho segunda safra já registrada no estado. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ciclo 2024/2025 apresenta uma área plantada de 405 mil hectares, resultando em uma produção estimada de 2,12 milhões de toneladas. Esses números superam o recorde anterior da safra 2022/2023, que teve 373 mil hectares plantados.

O engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, destaca que o bom desempenho é resultado de um conjunto de fatores. “Tivemos um clima extremamente favorável ao longo do ciclo produtivo, com boa distribuição de chuvas e temperaturas adequadas, especialmente nos momentos críticos como a floração e o enchimento dos grãos. Além disso, os produtores investiram em sementes melhoradas, fertilizantes de alta performance e tecnologias de manejo mais eficientes e sustentáveis”, enfatiza.

O engenheiro explica que, mesmo com o volume expressivo já registrado, entre 20% e 30% da produção de milho segunda safra ainda permanece no campo, devido à logística de armazenamento. “A safra de soja ainda está ocupando grande parte dos armazéns no estado, o que tem impactado no ritmo da colheita do milho”, pontua.

Resultados

Além de impulsionar a economia e gerar empregos, a supersafra de milho fortalece a posição do Tocantins como um importante player nacional na produção de grãos. Outro reflexo direto desse desempenho será observado com a entrada em operação da primeira usina de etanol de milho do estado, prevista ainda para este ano no distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional.

A unidade terá capacidade de absorver parte da produção local e, conforme o engenheiro agrônomo Thadeu Teixeira Júnior, deve estimular não apenas a industrialização do milho, mas também outras cadeias produtivas. “A usina também produzirá DDG [Dried Distillers Grains], subproduto utilizado na alimentação animal, o que é um ganho significativo para a pecuária tocantinense”, reforça o profissional.

Com os resultados, o Governo do Tocantins segue comprometido em apoiar e fortalecer o setor agropecuário, que tem se mostrado um dos grandes motores do desenvolvimento econômico do estado. A expectativa, de acordo com projeções técnicas, é de que a safra total de grãos continue em trajetória de crescimento nos próximos ciclos.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Estratégia e qualificação: Com apoio do Sebrae, Peixe prepara setor turístico para a Temporada de Praia e busca sustentabilidade econômica

23 de abril de 2026 - 10:12

Cidade da Polícia Civil em Gurupi: Projeto quer otimizar Segurança Pública com sede no antigo Fórum da cidade

22 de abril de 2026 - 19:20

Logística em Ponto Morto: Pátio da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi segue sem operação da Porto Seco e sob uso político

22 de abril de 2026 - 18:34

Governo do Tocantins publica edital com bolsas de R$ 3,1 mil para atuação em recursos hídricos no Tocantins

22 de abril de 2026 - 17:49

Sesc em Gurupi realiza Feira de Sabores e Saberes e Baile de Integração para a terceira idade

20 de abril de 2026 - 18:32

Integração entre Tocantins e Goiás marca visita de superintendente do Senar a Peixe e Gurupi

19 de abril de 2026 - 11:46
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.