Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 28 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Ano legislativo começa com sinalização de pedidos de cabeças de secretários da Prefeitura de Gurupi
Notícias

Ano legislativo começa com sinalização de pedidos de cabeças de secretários da Prefeitura de Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de fevereiro de 2023 - 23:104 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

Parte dos 31 itens da pauta da Sessão Ordinária desta quinta-feira, 09, foram cobranças ao Secretário Municipal de Saúde como o retorno da coleta de exame laboratoriais nos postos de saúde apresentado pelo vereador Jair do Povo (PROS) e estudo para implantação de uma faixa elevada e sinalização horizontal e vertical em frente a Escola apresentado pelo vereador Zezinho da Lafiche (Avante).

No caso dos pedidos para o presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Colemar Câmara, houve uma embate entre um dos vereadores após o presidente da AMTT ser cobrado e em seguida usou a Tribuna para jogar a culpa nos motoristas, gerando assim, mais uma vez indignação em parte dos vereadores.

O caso mais emblemático, segundo o vereador Ivanilson Marinhos, envolve a atuação do Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo dos Santos Moraes, e sua equipe. Para isso, os vereadores estão elaborando um pedido para que a prefeita Josi Nunes tome providência no sentido do evitar supostas perseguições, falta de eficiência no atendimento e equipamentos das Unidades Básicas de Saúde e atraso nos exames.

“Já tem alguns meses que os vereadores vêm cobrando eficiência na saúde de Gurupi, participando de reuniões com a prefeita Josi e reforçando as cobranças e o que escutamos é o conceito SUS. Acredito que todos os secretários têm por obrigação conhecer as normativas que disciplina o Sistema Único de Saúde (SUS), mas visitando, praticamente, todas as UBS a reclamação é a mesma, quando um serviço funciona, outros não, fora o péssimo relacionamento institucional do secretário e sua equipe com as Unidades Básicas de Saúde, quase que zero. É uma imposição, arbitrariedade, perseguição, alterações desmotivadas de servidores de uma secretaria que não aceita críticas em que os próprios diretores ou aqueles que exercem cargos dentro da saúde”, disse o vereador.

Segundo Ivanilson as reclamações vão além, pois envolve todos os setores da pasta como atraso na entrega de exames laboratoriais nas Unidades Básicas.

“A alegação do Secretário é que os laboratórios não dão prioridade para os exames do SUS, mas não vivemos assim em anos anteriores e a minha maior reclamação não é pessoal porque não fui atendido em uma demanda específica, mas a reclamação é geral tanto dos vereadores de oposição como vereadores da base. É um secretário que chegou cheio de conceito SUS, mas de pouca eficiência e em qualquer gestão é necessário que haja relacionamento entre a direção e seus funcionários e é coisa que não há. São reclamações da equipe que acompanha o Secretário com perfil perseguidor que prejudica o bom andamento da saúde pública do município de Gurupi”, disse o vereador.

Estamos com reclamações com atrasos em quase todos os setores com atraso de exames nas Unidades Básicas e a alegação do Secretário é que os laboratório não dão prioridade para os exames do SUS, mas não vivemos assim em anos anteriores e a minha maior reclamação não é pessoal porque não fui atendido em uma demanda específica, mas a reclamação é geral tanto dos vereadores de oposição como vereadores da base. É um secretário que chegou cheio de conceito SUS, mas de pouca eficiência e em qualquer gestão é necessário que haja relacionamento entre a direção e seus funcionários e é coisa que não há. São reclamações da equipe que acompanha o Secretário com perfil perseguidor que prejudica o bom andamento da saúde pública do município de Gurupi. Espero que a prefeita Josi Nunes entenda a reivindicação e reclamação dos vereadores de Gurupi porque nós estamos fazendo a nossa parte cobrando do secretariado e já convocamos na Câmara Municipal e ele esteve prestando seus esclarecimentos; mas engodo do que verdades e isto tem deixado todos os vereadores numa situação em que ou eles tomam uma posição ou nós arcaremos com a responsabilidade passiva pelos erros da saúde do município de Gurupi

“Essa é a minha opinião e eu espero que a prefeita Josi Nunes tome uma decisão sobre isso porque nós vereadores o convocaremos novamente para que ele preste esclarecimento predeterminando prazos para que possa resolver os problemas da saúde e se ele não consegue é melhor ele pedir exoneração e sair de cabeça erguida porque não tenho nada contra a pessoa do Secretário, mas contra figura pública dele que até hoje não veio mostra para que veio”, arrematou.

Assim como os vereadores da situação, os vereadores de oposição também pedem que a prefeita oriente alguns de seus secretários para atender seus pedidos.

“Não é uma fala da vereadora Débora, mas que respondam as nossas reivindicações que são da nossa comunidade. Nós temos nesta gestão excelentes secretários, porém temos secretários que precisam abrir espaços para as pessoas que querem trabalhar”, disse a vereadora.

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Benchmarking ou Plágio? A linha tênue entre inspiração e reatividade na política de Gurupi

27 de abril de 2026 - 19:58

Prefeitura de Gurupi e Instituto de Desenvolvimento qualificam 90 alunos para o mercado de trabalho

27 de abril de 2026 - 17:47

Jornalismo da UnirG marca presença na Universidade de Brasília com produção acadêmica e protagonismo discente

27 de abril de 2026 - 17:43

Secretária da Mulher de Gurupi critica exclusão em evento de Vicentinho Júnior e defende protagonismo feminino real

26 de abril de 2026 - 14:44

Josi Nunes e João Victor Stival destacam impacto econômico e social do Circuito de Três Tambores em Gurupi

25 de abril de 2026 - 21:33

Governo do Tocantins paga auxílio-alimentação com reajuste de 67% aos servidores estaduais neste sábado, 25

25 de abril de 2026 - 13:45
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.