Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 12 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Ataídes realizará audiência para discutir as taxas abusivas de juros de cartões
Eleições

Ataídes realizará audiência para discutir as taxas abusivas de juros de cartões

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins12 de abril de 2017 - 21:032 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

“A nossa intenção é que os convidados possam explicar e esclarecer o alto valor da taxa de juros sobre o rotativo do cartão de crédito que chega a 484% ao ano, isso é um absurdo” ressaltou Ataídes.


A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado, presidida pelo senador Ataídes Oliveira, realizará audiência pública para discutir as altas taxas de juros cobradas pelas principais bandeiras de cartões de crédito.

O requerimento apresentado, nesta semana, pelo senador cita que a taxa de juros do cartão de crédito subiu e bateu novo recorde no início deste ano. O imposto chegou a 486,8% ao ano, em janeiro. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão.

“A nossa intenção é que os convidados possam explicar e esclarecer o alto valor da taxa de juros sobre o rotativo do cartão de crédito que chega a 484% ao ano, isso é um absurdo” ressaltou Ataídes.

A taxa de juros Selic, que é o máximo que o dinheiro pode render em um investimento, é de 12,25% ao ano. Enquanto isso, quando é tirado do bolso do consumidor, o valor pago é de 484%. “Os cartões colocam a culpa na inadimplência, mas mesmo assim o valor é exorbitante. Temos que mudar essa realidade.”, frisou o senador de Tocantins. 

 Outras audiências

“Os cartões colocam a culpa na inadimplência, mas mesmo assim o valor é exorbitante", senador Ataídes.
“Os cartões colocam a culpa na inadimplência, mas mesmo assim o valor é exorbitante”, senador Ataídes.

Também foram aprovados mais cinco requerimentos para a realização de audiências. Um deles trata sobre a transparência no uso dos recursos e demais assuntos relacionados ao Sistema S. Outro vai discutir a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permite às companhias aéreas cobrar pelo despacho de bagagem dos passageiros.

A Comissão ainda aprovou audiência pública sobre as denúncias referentes à Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, com a participação, entre outros convidados, do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

 Estão previstos, ainda, outros debates: sobre a situação administrativa e financeira da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e sobre as obras das Ferrovias Transnordestina e  Norte-Sul, além da transposição do Rio São Francisco.

Todos os requerimentos foram apresentados pelo senador Ataídes. 

As reuniões ainda não têm datas marcadas.

Ataídes Oliveira cartões de crédito Taxas de juros
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Opinião: “O Tocantins precisa olhar para o Catar com visão de futuro”, Tom Lyra

12 de maio de 2026 - 22:44

PSDB e MDB oficializam pré-candidatura de Vicentinho Júnior e Alexandre Guimarães em evento com lideranças nacionais de diversos pré-candidatos à Câmara e à Assembleia

12 de maio de 2026 - 20:47

Ex-secretária de Educação de Carlesse, Adriana Aguiar oficializa apoio a Gutierres Torquato

12 de maio de 2026 - 20:14

Pesquisa do IFTO divulga análise semestral de preços e acessibilidade da cesta básica nas periferias de Gurupi

12 de maio de 2026 - 19:10

Dorinha consolida aliança estratégica com cúpula política de Araguaína com apoio do prefeito, presidente da Câmara e do deputado Tiago Dimas

12 de maio de 2026 - 18:52

Carlesse amplia base no Norte com adesão de oito vereadores em Araguaína

12 de maio de 2026 - 13:29
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.