Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 13 agosto
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Brasil»Comissão aprova prorrogação do pagamento de dívidas previdenciárias dos municípios
Brasil

Comissão aprova prorrogação do pagamento de dívidas previdenciárias dos municípios

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de junho de 2024 - 15:172 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

A  proposta, que tem como um dos autores o deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO), juntamente com o deputado licenciado Vicentinho Júnior (TO), segue para análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados deu seu aval ao Projeto de Lei 4271/23, que prorroga por mais 60 meses o prazo para quitação das dívidas previdenciárias dos municípios brasileiros renegociadas pelo Programa de Recuperação Fiscal (Refis), instituído em 2000.

O texto aprovado inclui descontos significativos nos juros e multas. Para pagamentos à vista, o abatimento será de 100%. No caso de parcelamento, serão oferecidas duas alternativas: 90% de desconto em até três parcelas ou 70% de desconto em até seis parcelas.

A relatora, deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS), recomendou a aprovação da proposta, que tem como um dos autores o deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO), juntamente com o deputado licenciado Vicentinho Júnior (TO). Franciane Bayer destacou que o Congresso já implementou várias medidas para auxiliar os municípios a quitarem suas dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), porém, o problema persiste.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em março deste ano, os débitos previdenciários dos municípios totalizavam R$ 248,6 bilhões. Os municípios da Bahia, Pará e São Paulo são os que possuem as maiores dívidas.

“A proposta, sem violar os limites constitucionais, especialmente o equilíbrio financeiro e atuarial do INSS, pode contribuir significativamente para a recuperação fiscal dos municípios”, afirmou Franciane Bayer.

O projeto ainda passará pela análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para se tornar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelo Senado Federal.

A aprovação do PL 4271/23 representa um avanço crucial na busca por soluções para as dívidas previdenciárias dos municípios brasileiros, proporcionando um alívio financeiro necessário para diversas prefeituras. Com o empenho do deputado federal Carlos Henrique Gaguim e o apoio de outros parlamentares, a proposta agora segue para novas deliberações na Câmara dos Deputados.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Vereador mais votado de Formoso do Araguaia, cacique Micael Javáe declara apoio ao Coronel Barbosa

13 de agosto de 2026 - 12:34

TRE-TO condena responsável por perfil digital a pagar R$ 53,2 mil por divulgação de pesquisa eleitoral falsa para prejudicar a candidatura da senadora Dorinha

12 de agosto de 2026 - 22:33

Advogado Marcos Antonio de Sousa toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins

12 de agosto de 2026 - 19:07

Segurança reforçada: Natividade terá plantão policial na Romaria do Senhor do Bonfim

12 de agosto de 2026 - 17:58

PF investiga crimes de abuso sexual infantojuvenil no Tocantins

12 de agosto de 2026 - 16:33

Obras no córrego Mutuca devem triplicar vazão em travessias de Gurupi e evitar alagamentos

12 de agosto de 2026 - 10:58
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.