Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 8 agosto
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Conflitos e Ambições: A Corrida pelo Senado em Tocantins para as Eleições de 2026 com o grito de Alexandre que nega associação com a família Barbalho
Eleições

Conflitos e Ambições: A Corrida pelo Senado em Tocantins para as Eleições de 2026 com o grito de Alexandre que nega associação com a família Barbalho

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins30 de novembro de 2025 - 10:143 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A disputa acirrada entre os deputados federais Carlos Gaguim e Alexandre Guimarães ganha novos contornos, em meio a críticas e promessas de investimentos na região.

Por Wesley Silas

Durante um recente evento do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Gurupi, o deputado federal e presidente do partido no Tocantins, Alexandre Guimarães, respondeu críticas de opositores sobre sua associação à família Barbalho, tradicional no cenário político do Pará. Em seu discurso, Guimarães destacou a liberação de 128 unidades habitacionais para a cidade, assegurando que essa conquista é fruto do apoio do ministro Jader Filho. Além disso, reafirmou sua intenção de candidatar-se ao Senado nas eleições de 2026.

A reunião, marcada por um clima de confraternização com churrasco ao ar livre, teve como objetivo fortalecer os laços entre os políticos da região e discutir as estratégias para o futuro político. O evento trouxe à tona as tensões existentes entre os pré-candidatos ao Senado, em especial entre Guimarães e Carlos Gaguim (UB), ambos em busca de consolidar influências na política tocantinense para ocupar uma vaga ao senado.

É importante ressaltar que, apesar de sua juventude, aos 39 anos, Guimarães tem sido alvo de polêmicas. Seu retorno a Gurupi, foi marcado por episódios recentes foi marcado por questionamentos sobre a não aplicação de uma emenda de R$ 1,5 milhão destinada ao Estádio Resendão anunciada há 18 meses; porém não saiu dos discursos. Ele agora se posiciona como um renovador na política, mesmo com atitudes que remetem a práticas tradicionais, como o apoio à candidatura de seu irmão a deputado federal e a indicação de outro irmão como vice-prefeito de Araguaína.

Guimarães, recentemente envolvido em conflitos com o prefeito de Xambioá, Mayck Câmara, e com Carlos Gaguim, defendeu que os recursos federais devem ser direcionados à população, e não a interesses pessoais de gestores. Ele não nega relação estreita com a família Barbalho, lembramos que o seu passado político tem no seu currículo o cargo de vice-prefeito de Novo Repartimento (PA) e sua atuação em associações comerciais na região no Estado comandado pela família Barbalho.

O deputado frequentemente menciona sua formação em Direito pela Universidade de Gurupi (UNIRG) para reforçar sua conexão com a cidade, com refletor apontado às próximas eleições na tentativa de convencer o eleitor gurupiense. À medida que os candidatos se preparam para a corrida do Senado, a competição entre Guimarães e Gaguim, considerado o campeão de emendas para Gurupi, promete intensificar-se, refletindo as complexidades e rivalidades do cenário político tocantinense.

Em suma, o embate entre Alexandre Guimarães e Carlos Gaguim serve como um microcosmo da dinâmica política em Tocantins, onde alianças e rivalidades moldam o futuro das lideranças regionais. Os próximos meses serão essenciais para definir quem sairá vitorioso neste cenário de disputas acirradas.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

STJ determina reintegração de posse em Dueré (TO) e reabre debate sobre aposentadoria compulsória do juiz Adriano Morelli

7 de agosto de 2026 - 21:53

Professora Dorinha defende qualificação profissional e parceria com setor produtivo durante posse na Fecomércio

7 de agosto de 2026 - 13:01

Estado divulga resultado de licitação para execução da cobertura das arquibancadas do Estádio Resendão em Gurupi

7 de agosto de 2026 - 12:10

Com desistência de Irajá, prefeito Celso Morais anuncia apoio a Carlos Gaguim

7 de agosto de 2026 - 10:15

Prefeito Wagner declara apoio a Ronaldo Dimas para o Senado

7 de agosto de 2026 - 10:09

Lista tríplice é entregue ao governador e novo desembargador deve ser escolhido em até 20 dias

6 de agosto de 2026 - 19:27
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.