De acordo com gerente do Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Tocantins, Major Acácio, somente neste final de semana choveu em Gurupi 166mm. Já em Peixe, a Defesa Civil Municipal alerta os moradores de Ilhas e ribeirinhos que desocupem, imediatamente, a área devido ao aumento do nível do Rio. Em breve todos os celulares do Tocantins vão receber mensagens para que os usuários recebam alerta da Defesa Civil.
por Wesley Silas
“Nós tivemos da quinta-feira, 01, até o domingo, 04, de fevereiro uma precipitação de 166 mm em Gurupi, que abrange a região e não recebemos nenhuma informação de enchente. Continuamos com o alerta amarelo que informa que continuaremos com chuva durante o dia todo e são chuvas continuas e, em 24h pode chegar ao final do dia chuva de 30min.. Então é muita chuva na região para este período”, disse o Major Acácio, gerente do Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Tocantins.
A Defesa Civil Municipal de Peixe também publicou um alerta aos ribeirinho e proprietário e moradores das Ilhas localizadas no Rio Tocantins. A previsão é que a Enerpeixe libere muita água e poderá provocar enchentes.
No entanto, a previsão para a região de Gurupi é continuar com o período de chuva o dia todo e a probabilidade de chuva em Gurupi para hoje em volume é de entorno de 5mm no período do dia.
“Para quem tem um média para o mês de fevereiro chover 260 mm e já choveu 166mm, mais de 50%, podemos crer que no mês de fevereiro a região sul vai chover mais do que a média histórica”, informou o Major Acácio.
O Portal Atitude esteve hoje nas margens do córrego Pouso do Meio e acompanhou situação de alguns moradores, conforme pode ser visto no vídeo abaixo:
“Eu moro aqui há 24 anos e todos os anos acontece isso. Nunca melhorou e nunca resolveram a situação e os moradores são obrigados a devisar desta avenida e seguir pela Avenida Goiás”, disse Marcos Ferreira das Silva.
“Mas está aqui programado e o sistema meteorológico do INMET informou que estas chuvas vão acontecer, mas como não são chuvas torrenciais não recebemos nenhuma informação de alagamento, enchente em ranchos ou ribeirinho que tenham sido atingidos até o momento”, disse.
Alerta via celular
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Tocantins informou que em breve os tocantinenses terão à disposição de informações meteorológicas via celular.
“A partir do dia 20 todos os celulares do Tocantins vai receber uma mensagem para cadastrar o CEEP do local onde mora os usuários par receberem alerta da Defesa Civil”, informou.