Por Redação
Iniciado há mais de seis anos pelo deputado estadual Eduardo Fortes, o projeto das Hortas Comunitárias se tornou um pilar essencial no combate à fome e na promoção da sustentabilidade em Gurupi e em toda a região sul e sudeste do Tocantins. Ao longo de 2024, o projeto distribuiu mais de 150 toneladas de alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras, beneficiando milhares de famílias.
“Através das hortas comunitárias, conseguimos reduzir a insegurança alimentar e aumentar o acesso a alimentos nutritivos,” comentou Eduardo Fortes.
O projeto tem um impacto significativo especialmente para famílias vulneráveis, como aquelas chefiadas por mães solo.
“Essas famílias costumam gastar até 60% de sua renda com alimentação, mas com o suporte das hortas, esse percentual pode cair para 20% a 30%, promovendo uma melhora substancial na qualidade de vida,” explicou Fortes.
Além de sua contribuição no combate à fome, o projeto também gera emprego e renda para mais de 25 pessoas diretamente envolvidas nas atividades das hortas, além de apoiar inúmeras entidades, ONGs e igrejas.
Uma parte fundamental do projeto é a Horta Mirim, que ensina crianças das famílias atendidas a plantar e cuidar de hortaliças, incentivando a educação ambiental e hábitos saudáveis desde cedo.
Esse projeto não apenas fortalece a segurança alimentar, mas também destaca a importância do uso criativo e sustentável dos espaços urbanos, demonstrando que iniciativas inovadoras têm o poder de transformar comunidades inteiras.