Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 12 setembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»MPTO constata persistência de falhas na ortopedia do HGP apesar de liminar da Justiça
Estado

MPTO constata persistência de falhas na ortopedia do HGP apesar de liminar da Justiça

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins5 de dezembro de 2025 - 20:192 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Em vistoria realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) na ala ortopédica do Hospital Geral de Palmas (HGP), no dia 2, foi constatado que persistem problemas relacionados à climatização, limpeza e equipamentos. Os problemas continuam apesar da Justiça ter determinado, por meio de liminar de 22 de agosto, que o Estado apresentasse, em 30 dias, plano de ação para a correção das falhas.

O promotor de Justiça Thiago Ribeiro Vilela avalia que o Estado permanece omisso e disse que informará, nos autos do processo judicial, o descumprimento da liminar. Também informou que solicitará ao magistrado a aplicação de medidas coercitivas cabíveis.

Climatização

Na vistoria de terça-feira, 2, foi constatado que seis salas da ala ortopédica estão sem ar-condicionado ou com os aparelhos inoperantes. Em consequência, os familiares dos pacientes estão levando ventiladores para amenizar o calor. Foram contados 13 ventiladores particulares.

Limpeza

Em relação à limpeza, verificou-se piso sujo, lixeira das enfermarias transbordando (inclusive com restos de alimentos) e que o depósito de material de limpeza da ortopedia estava vazio, sem que tivessem sido atendidos os pedidos por botas de borracha, desinfetante hospitalar e detergente. Somente um profissional de limpeza estava atuando no setor no momento da vistoria.

Mobiliário e insumos

Considerando que a ala ortopédica conta com 26 leitos e que a maioria dos pacientes é de acidentados, que sofrem com mobilidade reduzida, foi encontrada somente uma cadeira de banho. Como agravante, o equipamento estava em estado precário, enferrujado.

Na vistoria, profissionais da ala ortopédica também relataram falta de sacos coletores de urina, de luvas e de seringas.

A ação civil pública em que a 19ª Promotoria de Justiça da Capital requer providências para a ala ortopédica do HGP foi proposta em agosto deste ano.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Acusado de matar jovem e por quatro tentativas de homicídio e deixar uma pessoa paraplégica em tiroteio na Copa do Craque vai a Júri Popular na próxima sexta 

11 de setembro de 2026 - 11:05

Motorista é preso com mais de 200 kg de drogas escondidos em caminhonete no Tocantins

10 de setembro de 2026 - 23:58

Caminhada “Tocantins com Lula” mobiliza Taquaralto neste sábado em Palmas

10 de setembro de 2026 - 19:41

Bancos da Caixa no TO fecham após greve de bancários

10 de setembro de 2026 - 12:22

OABTO lança REFIS 2026 com descontos de até 100% em juros e multas e parcelamento em até 17 vezes

10 de setembro de 2026 - 10:45

Gurupi (TO) recebe etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2026 no próximo dia 10

10 de setembro de 2026 - 10:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.