Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 25 setembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Notificado pelo STF, governo tem obrigação de implementar reajuste de 25%, defende Sisepe ao defender “anúncio imediato pela gestão estadual”
Destaques

Notificado pelo STF, governo tem obrigação de implementar reajuste de 25%, defende Sisepe ao defender “anúncio imediato pela gestão estadual”

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de fevereiro de 2023 - 16:003 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

por Redação

O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou, nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, certidão de trânsito e julgado da ADI 4013 (Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 4013). Com isso, não há mais recursos e o governo do Estado passa a ser obrigado a implementar reajuste de 25% a todos os servidores públicos estaduais.

O aumento foi concedido em 2007 com vigência a partir de janeiro de 2008, mas cancelado logo depois sob a alegação de erro de cálculo. A partir daquele momento, a questão virou uma batalha jurídica, inclusive com a ADI 4013 movida pelo PV (Partido Verde) que confirmou a ilegalidade das leis estaduais que permitiram o cancelamento do reajuste.

“Quando o julgamento foi concluído em dezembro do ano passado, nós pedimos imediatamente uma reunião com o governo estadual para discutir a implementação da obrigação. Até agora, não temos um calendário oficial sobre isso e precisamos de um anúncio imediato por parte do governo”, destacou o presidente do Sisepe-TO (Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins), Elizeu Oliveira.

O presidente do Sisepe lembra que o governo do Estado teve tempo de sobra para se preparar e pagar os trabalhadores. “Estamos falando de uma ação que tramitou 15 anos e teve mérito julgado ainda em 2016. Houve tempo de sobra para a administração pública preparar as finanças para arcar com esse direito”, frisou Elizeu Oliveira.

Ações na Justiça

Com o trânsito em julgado da Ação dos 25%, o SISEPE destaca que já notificou o Estado do Tocantins para implementação imediata em folha e pagamento dos passivos e, caso não seja atendido o requerimento, será realizado o cumprimento da decisão pelo sindicato, já que a entidade Sindical é única com legitimidade para representar o servidor público estadual (Quadro Geral) em juízo ou administrativamente.

“O Sisepe tem a missão de proteger e lutar pelos direitos dos servidores públicos estaduais. É isso que sempre fazemos. Focamos nos direitos de quem trabalha”, ressaltou Elizeu Oliveira. Inclusive, o próprio Sispe é o autor do mandado de segurança 5000024-38.2008.8.27.0000, que tramita no TJ-TO (Tribunal de Justiça do Tocantins) desde 2008 com o mesmo objetivo.

Dúvidas dos servidores

Nos últimos dois meses, os servidores públicos buscaram o Sisepe para esclarecer uma série de dúvidas. Veja algumas:

– A aplicação do reajuste é imediata?

Sim. Com o trânsito em julgado da decisão deve ser realizado o reajuste imediato das tabelas dos servidores públicos.

– Há retroativos?

Sim. Apesar de ter sido realizado uma movimentação nas tabelas dos servidores públicos estaduais no ano de 2010, há um passivo desde o ano em que a lei Estadual deveria ter entrado em vigor (2008)

– Existe possibilidade de o governo parcelar?

Sim, há possibilidades de parcelamento, entretanto, caso o servidor não concorde com os valores ou com o parcelamento gerado poderá promover ação judicial com vistas a receber o valor atrasado em parcela única, com juros e correção monetária desde a data em que eram devidos.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Protótipo de aplicativo desenvolvido na UnirG leva inglês e cultura regional a estudantes de Gurupi

24 de setembro de 2026 - 17:02

Palmas recebe ministros do governo Lula para mobilização pelo fim da escala 6×1

24 de setembro de 2026 - 09:27

STJ encerra medidas cautelares contra primeira-dama do Tocantins e determina arquivamento

23 de setembro de 2026 - 17:10

PF atua contra grupo investigado por tráfico interestadual de drogas

23 de setembro de 2026 - 17:03

Gasolina sem etanol pode voltar aos postos brasileiros; propostas avançam no Congresso

23 de setembro de 2026 - 16:52

Queima controlada permanece suspensa no Tocantins até 31 de outubro

23 de setembro de 2026 - 09:52
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.