Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Whatsapp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 23 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Notícias » Núcleo de Meteorologia da Unitins concluiu irregularidade no índice de chuvas no Tocantins
Destaques

Núcleo de Meteorologia da Unitins concluiu irregularidade no índice de chuvas no Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins6 de maio de 2019 - 11:203 minutos de leitura
Whatsapp Facebook Twitter E-mail

Índice anual de chuva na maioria das regiões do Tocantins foi abaixo da média no período de outubro a fevereiro deste ano

Tamires Rodrigues/Governo do Tocantins 

O período chuvoso no Tocantins começou no mês de outubro de 2018, e, em abril desse ano, iniciou a transição para o período de estiagem. Em 2019, o total acumulado de chuvas teve maior volume no mês de março, com chuvas irregulares e mal distribuídas nas regiões do Tocantins, de acordo com dados do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Em razão da má distribuição das chuvas, os índices pluviométricos, que se referem à quantidade de chuva em determinado local e período, foram irregulares concluindo que em algumas regiões do Tocantins os índices superaram a média anual e em outras houve déficit. Como na região sudeste, por ser uma localidade com maior relevo, no município de Taguatinga o índice esperado de chuva só foi alcançado nos meses de março e abril de 2019. 

Jose-Luiz-Cabral-Meteorologista-e-professor-UNITINS-Foto-Tharson-Lopes-36-1024x614 Núcleo de Meteorologia da Unitins concluiu irregularidade no índice de chuvas no Tocantins
Professor e meteorologista da Nemet/RH da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, faz análise dos registros. Foto: Tharson Lopes

O que preocupa o meteorologista da Nemet/RH, José Luiz Cabral, é que estamos no quinto ano consecutivo em que a bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia termina com déficit.  Os índices pluviométricos do Tocantins mostram que de outubro a fevereiro deste ano não choveu a média esperada. “O que foi observado ao longo do período chuvoso foram eventos de chuva espaçados e de grande intensidade, o que deu a sensação de ter sido um período com muitas chuvas”, informou.

Jose-Luiz-Cabral-Meteorologista-e-professor-UNITINS-Foto-Tharson-Lopes-57-1024x614 Núcleo de Meteorologia da Unitins concluiu irregularidade no índice de chuvas no Tocantins
Período chuvoso no Tocantins começou no mês de outubro de 2018, e, em abril desse ano, iniciou a transição para o período de estiagem. Foto: Tharson Lopes

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é responsável pela parte hidrológica dos rios e o Núcleo Estadual da Unitins tem uma rede de oito estações em superfície, que realizam o monitoramento diário das variáveis meteorológicas e previsão do tempo. “Os dados anuais não são homogêneos, os valores acumulados tanto do volume de chuvas e de temperatura são de acordo com a dinâmica da atmosfera, desse modo cada ano é diferente”, informou José Luiz Cabral.

O Tocantins possui clima predominantemente tropical, caracterizado por uma estação chuvosa de outubro a abril, e a outra seca, que compreende os meses de maio a setembro.

Chuvas no Tocantins Meteorologia Unitins
Compartilhar. Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Local na rede Internet

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Expo Gurupi, meio século celebrando o agronegócio tocantinense, inicia neste domingo com uma grande e tradicional cavalgada

23 de maio de 2025 - 08:27

Idoso suspeito de ser pistoleiro e investigado em homicídio no Goiás é preso na zona rural do Tocantins

22 de maio de 2025 - 22:47

Tocantins registra maior rendimento médio domiciliar das regiões Norte e Nordeste em 2024

22 de maio de 2025 - 21:57

Estado do Tocantins finaliza acordo com Dnit para recuperação de rodovias no Bico do Papagaio

22 de maio de 2025 - 09:42

Bancada Federal do Tocantins se reúne com prefeitos para ouvir demandas e reforçar compromisso com os municípios

21 de maio de 2025 - 23:47

Servidores do Legislativo de Cariri agora contam com Plano de Saúde

21 de maio de 2025 - 19:13
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2025 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.