Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 22 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Palmas alcança 7ª posição em ranking nacional de qualidade de vida
Cidades

Palmas alcança 7ª posição em ranking nacional de qualidade de vida

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins27 de dezembro de 2025 - 21:493 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail
Palmas alcança 7ª posição em ranking nacional de qualidade de vida

da redação

Palmas ocupa o sétimo lugar entre as capitais brasileiras no mais recente Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil), relatório que monitora o bem-estar social no País. Classificada em primeiro lugar na Região Norte, a Capital é destaque na avaliação que analisa 5.570 municípios em 57 indicadores sociais e ambientais para medir resultados concretos e a qualidade de vida da população.

De acordo com os dados, divulgados em maio, Palmas foi avaliada à frente de capitais como Rio de Janeiro e Florianópolis. No ranking geral, ocupa a 61ª posição nacional entre os 5.570 municípios brasileiros, apresentando maior equilíbrio entre acesso a serviços públicos, qualidade de vida e oportunidades sociais.

Com uma nota geral de 68,18, em uma escala de 0 a 100, Palmas se destaca por transformar recursos públicos em bem-estar efetivo para a população. A posição de destaque no Brasil revela que a cidade não apenas lidera regionalmente, mas compete com municípios de regiões historicamente mais desenvolvidas do país.

IPS Brasil
O IPS avalia resultados diretos na vida do cidadão, medindo se as pessoas têm o necessário para prosperar. São analisados 57 indicadores divididos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Além de medir simples indicadores econômicos (como o PIB), o IPS foca em resultados reais de bem-estar social e ambiental, avaliando aspectos como: acesso à educação e saúde de qualidade; segurança e moradia adequada; acesso à informação e comunicação; inclusão social e direitos individuais; qualidade ambiental urbana e oportunidades de desenvolvimento.

O desempenho de Palmas foi impulsionado, principalmente pela dimensão de Necessidades Humanas Básicas, que mede a capacidade da cidade de prover as condições essenciais de sobrevivência com dignidade. Dois quesitos forma importantes para a alta pontuação da capital:

Moradia (Nota 91,71): O indicador reflete a alta cobertura de serviços essenciais, como energia elétrica e coleta de lixo, além de condições adequadas de habitação;

Água e Saneamento (Nota 90,08): Com uma das melhores coberturas da região, Palmas demonstra a eficácia de sua rede de abastecimento e esgotamento sanitário.

Ao utilizar dados oficiais de fontes como DataSUS, INEP e MapBiomas, o índice oferece um diagnóstico que serve de parâmetro para a administração. Para o Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o resultado do IPS Brasil 2025 “reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que garantam progresso social e melhoria dos indicadores de bem-estar”.

Texto – Samara Martins
Edição: Fernanda Sousa

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Projeto social abre turma gratuita de violão para crianças no Taquari

21 de junho de 2026 - 20:52

Cariri realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fortalece participação social na construção de políticas públicas

20 de junho de 2026 - 12:17

Desafio: Eli Borges articula pré-candidatura ao Senado com foco no eleitorado evangélico e apoio de 80 prefeitos no Tocantins

19 de junho de 2026 - 17:21

ACIG lança oficialmente a Campanha Show de Prêmios: Sou do Tocantins, Compro em Gurupi

18 de junho de 2026 - 19:18

TRE-TO rejeita recurso e mantém absolvição de prefeito e vice de Aliança do Tocantins

18 de junho de 2026 - 18:45

Senadora Professora Dorinha defende fim da escala 6×1

18 de junho de 2026 - 12:36
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.