O córrego Pouso do Meio que corta parte de cidade conhecido como o local onde se deu a origem de Gurupi devido suas margens os viajantes usavam para pousar ou parada de descanso dos ancestrais de Gurupi, mais uma vez amanheceu com diversos peixes mortos.
Representantes do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) estiveram no local e afirmaram que a principal suspeita são o acumulo de lixo levado pela enxurrada da primeira chuva que aconteceu na segunda-feira depois do inicio do período de estiagem, reduzindo a carga de oxigênio na água.
“O que temos verificado é quando inicia as primeiras chuvas acontece este problema devido aos dejetos que a enxurrada leva para dentro do córrego e acaba tendo esta mortalidade que, a principio, não foi tão grande, mas acaba tendo este impacto ambiental”, disse o gerente o órgão, Antônio Pakalolo.
Ele afirmou que o instituto colheu água do córrego que será examinada em uma laboratório em Palmas.
“Fizemo a coleta da água para analise em Palmas para verificar se é só isso, pois existem empresas que ficam nas proximidades e precisamos ter a certeza para posteriormente possamos tomarmos as atitudes de devem ser feita”, explicou Pakalolo.