Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 1 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Com apoio de sete deputados do TO, Câmara aprova projeto que reduz penas do golpe de Estado e beneficia Bolsonaro
Destaques

Com apoio de sete deputados do TO, Câmara aprova projeto que reduz penas do golpe de Estado e beneficia Bolsonaro

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins10 de dezembro de 2025 - 10:252 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail
Câmara aprova projeto que reduz penas do golpe de Estado, beneficia Bolsonaro e tem apenas um deputado do Tocantins contrário à proposta

da redação

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), um projeto de lei que pode reduzir significativamente as penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado. O projeto também pode beneficiar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados.

O texto-base foi aprovado por 291 votos a 148 e agora segue para análise do Senado. Entre os deputados federais do Tocantins, apenas Ricardo Ayres (Republicanos) votou contra a proposta. Os outros parlamentares do estado — Alexandre Guimarães (MDB), Antônio Andrade (Republicanos), Carlos Gaguim (UB), Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL), Tiago Dimas (Podemos) e Vicentinho Júnior (PP) — foram favoráveis à medida.

Entenda o projeto

O texto aprovado é um substitutivo apresentado por Paulinho da Força (Solidariedade-SP) ao PL 2162/23, de autoria de Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). Ele determina que, quando houver condenações por tentativa de golpe de Estado e por abolição do Estado Democrático de Direito no mesmo contexto, será aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma das penas — prática que vinha sendo adotada nas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Inicialmente, o projeto previa anistia total aos envolvidos, mas esse trecho foi retirado do texto final. Ainda assim, as mudanças legislativas podem beneficiar figuras centrais no processo de tentativa de golpe, como Bolsonaro e ex-integrantes do governo.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

UBS Vila Nova: Prefeita Josi Nunes assina ordem de serviço para construção da maior UBS da cidade com investimento de R$ 4,3 milhões

30 de abril de 2026 - 17:02

Juiz federal do Tocantins, Ilan Presser, é aprovado para o CNJ e terá mandato até 2028

30 de abril de 2026 - 16:14

MPTO fiscaliza segurança do Tocantins para incêndios em carros elétricos

29 de abril de 2026 - 16:58

Motoboy morre após ser atingido por linha com cerol na Avenida Maranhão

29 de abril de 2026 - 10:45

Benchmarking ou Plágio? A linha tênue entre inspiração e reatividade na política de Gurupi

27 de abril de 2026 - 19:58

Prefeitura de Gurupi e Instituto de Desenvolvimento qualificam 90 alunos para o mercado de trabalho

27 de abril de 2026 - 17:47
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.