Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 12 setembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Presidente interino da Câmara anula processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff
Destaques

Presidente interino da Câmara anula processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de maio de 2016 - 12:432 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), anulou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele atendeu a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) que reclamava que o pedido de afastamento da petista extrapolou os termos da denúncia, analisando elementos da Lava-Jato e não apenas as pedaladas fiscais.

Maranhão
Presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA)

A decisão do Maranhão, ao menos, atrasa a votação no Senado, prevista inicialmente para ocorrer nesta quarta-feira (11/5).
Maranhão está no exercício do cargo desde sexta-feira (6/5), após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, por unanimidade, afastar o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do cargo e do mandato de deputado federal. Contrariando a maioria do partido, Maranhão votou contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Segundo apurou o jornal Correio Braziliense, o governo espera que, mesmo que haja recursos da oposição, o Supremo mantenha a decisão de Maranhão já que, no entendimento da AGU, o STF tem demonstrado, por diversas vezes, que a decisão do rito de tramitação do impeachment deve ser tomada pelos próprios parlamentares.

No documento de Maranhão, ele diz que acolheu as arguições por entender que “efetivamente ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a questão da sessão”. Segundo ele, não  poderiam os partidos políticos terem firmado orientação para que os parlamentares votassem de um modo ou de outro, “uma vez que, no caso deveriam votar de acordo com as suas convicções pessoais e livremente”.

Além disso, para o presidente interino da Câmara, não poderiam os parlamentares terem anunciado os votos publicamente antes da conclusão da votação. De acordo com ele, isso “caracteriza prejulgamento e clara ofensa ao direito de defesa que está consagrado na Constituição.”

“Ele deve estar tomando muito gadernal”

Conforme o jornal Diário do Poder, a decisão de Waldir gerou repercussão imediata no Congresso Nacional. O deputado Sóstenes Cavalcante disse que a decisão do deputado é ilegal. “A  decisão não tem amparo legal, pois na Câmara é matéria vencida. Vamos afastá-lo imediatamente da presidência, pois ele deve estar tomando muito gadernal, só pode estar louco…”, criticou.

Informações de: Paulo de Tarso Lyra /Correio Braziliense e do Portal Diário do Poder

Impeachment Presidente Dilma Rousseff Waldir Maranhão (PP-MA)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Eduardo Gomes amplia mobilização pela reeleição com agenda em Palmas e Paraíso

11 de setembro de 2026 - 13:54

Luana Nunes defende levar modelo de saúde e distribuição de renda de Gurupi para outros municípios do Tocantins

11 de setembro de 2026 - 11:45

Acusado de matar jovem e por quatro tentativas de homicídio e deixar uma pessoa paraplégica em tiroteio na Copa do Craque vai a Júri Popular na próxima sexta 

11 de setembro de 2026 - 11:05

Colinas: Após apoio de Ksarin a Vicentinho, prefeito Zé Nagru reafirma voto em Dorinha

11 de setembro de 2026 - 09:16

Motorista é preso com mais de 200 kg de drogas escondidos em caminhonete no Tocantins

10 de setembro de 2026 - 23:58

Caminhada “Tocantins com Lula” mobiliza Taquaralto neste sábado em Palmas

10 de setembro de 2026 - 19:41
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.