Ao todo 26 representantes de Associações Comerciais filiados a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet) e a ACIRJA – Associação Comercial Industrial, Serviços, Turismo e Agronegócios da Região do Jalapão, com sede em Mateiros, prestigiaram o 1° Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins. “Meu desejo é que ações como essa sejam constantes, para que contribua com nossa classe empresarial. Só tenho a parabenizar a todos os organizadores do evento”. Avaliou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Jair Sakay.
por Redação
O evento organizado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) que tem como titular, Tom Lyra, ocorreu no auditório do Palácio Araguaia, nessa terça-feira, 9, com a presença do governador Mauro Carlesse, e contou com a parceria da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet).
O 1° Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins teve o objetivo de estreitar laços e fortalecer as relações com os mais diversos setores produtivos do Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
O governador Mauro Carlesse ressaltou a importância desses espaços de diálogo, em especial com os empresários, para entender as demandas dos setores produtivos e assim poder contribuir de forma positiva para a busca de uma solução.
“Uma das maiores premissas da minha gestão é garantir emprego e renda para toda a população tocantinense e acreditamos que o caminho certo para essa realização é a parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Neste momento de retomada, estabelecer esses contatos e entender as necessidades de cada setor é fundamental para atingir esse fim”, concluiu.
Para o presidente da Faciet, Fabiano do Vale, a iniciativa para a abertura desse espaço de diálogo vem ao encontro dos anseios de todos os líderes de Associações do Estado e com foco na colaboração mútua entre essas categorias e o Governo. “Ocupar espaços e crescer, esses são nossos principais pontos de partida, todos temos algo em comum e o que nos une é o Tocantins. Queremos o desenvolvimento sustentável desse Estado e essa é apenas a primeira de muitas edições de um evento que veio para fortalecer ainda mais essa parecia que tem gerado tantos frutos”, apontou.
De acordo com o titular da Sics, Tom Lyra, o futuro da sociedade está na união de todas as associações, que caminham lado a lado para a construção de um amanhã mais justo e igualitário para todos.
“Esta gestão não tem medido esforços para fortalecer o associativismo e descentralizar o desenvolvimento econômico, fazendo com que o Tocantins seja uma terra forte, com geração de emprego e renda em todos os municípios. Este evento reitera o caráter municipalista da gestão Mauro Carlesse. Nosso desejo é fazer com que o Tocantins cresça como um todo”, afirmou.
Positivo e necessário neste período de pandemia
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Jair Sakay, avaliou como positivo o encontro e destacou a importância do network entre os presidentes das associações comerciais do Tocantins para desenvolver e defender o comércio.
“Avalio o 1º Encontro com o Associativismo muito positivo e necessário para esse período de pandemia, estamos em um período onde nossos associados perderam receitas. Vamos precisar de ações para fomentar o comercio local e regional. Achei muito válido também o network com os demais presidentes das outras associações, tivemos a oportunidade de estarmos trocando ideias e possíveis parcerias futuras. Meu desejo é que ações como essa sejam constantes, para que contribua com nossa classe empresarial. Só tenho a parabenizar a todos os organizadores do evento”, disse Jair Sakay.
ACIRJA cobra inclusão na Faciet
Durante o Encontro a presidente da ACIRJA – Associação Comercial Industrial, Serviços, Turismo e Agronegócios da Região do Jalapão, Armando Castro, cobrou do presidente da Faciet, Fabiano do Vale, a inclusão na Federação para que ela possa participar de programas como termo de cooperação com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins para a implementação do Programa Integrar para Desenvolver.
Armando Castro, defendeu que a ACIRJA está inserida nos princípios do Associativismo e por ser uma entidade que representa mais de um município tem sido prejudicada pela Faciet. Ele explicou que a entidade representa os municípios de Mateiros, Pindorama, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins e Rio do Sono.
Termo de Cooperação
Para formalizar essa parceria, o Governo do Tocantins, por meio da Sics, assinou um termo de cooperação com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins para a implementação do Programa Integrar para Desenvolver.
O objetivo é estruturar as operações das associações comerciais e empresariais, com foco em fortalecer a rede empresarial, disseminar a cultura do associativismo e do cooperativismo e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.