Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 6 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Brasil»Representantes do setor de mineração e entidades retomam debate sobre nova taxa criada pelo governo estadual
Brasil

Representantes do setor de mineração e entidades retomam debate sobre nova taxa criada pelo governo estadual

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de janeiro de 2023 - 17:352 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 09, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), representantes do setor de mineração, abrangendo todos os produtos do segmento primário da construção civil do Tocantins; empresários associados ao Sindicato de Produtos Minerais não Metálicos (SIPMME); conselheiros da Fieto; e representantes da Rede Tocantinense da Agropecuária (RTA) retomaram o debate sobre a criação da taxa de exploração de minérios no Tocantins, proposta pelo governo do Estado e aprovada no último mês de dezembro pela Assembleia Legislativa.

 

A nova cobrança impacta todos os que trabalham na exploração de todos os tipos minérios no Tocantins. A proposta do executivo cria uma taxa sobre extração mineral no valor R$ 15,00 por tonelada de minério extraído.

 

“Todos do setor estão sentados aqui na mesa para debater o assunto. Se tiverem que pagar a taxação proposta pelo governo, muitas empresas poderão fechar as suas portas”, detalhou o conselheiro da Fieto e presidente do SIPMME, Wagno Milhomem, informando que o Tocantins produz só de calcário mais de oito milhões de toneladas/ano.

Entretanto, o presidente do sindicato destacou que o governo do Estado já sinalizou abertura para debater o assunto uma vez que a Lei ainda não foi regulamentada. “Estamos todos, de ambos os lados, ampliando o diálogo”, concluiu.

 

“É preciso ter a sensibilidade de achar uma solução que não prejudique nenhum dos lados”, adiantou o presidente da RTA, César Halum.

Novas reuniões serão realizadas pelo setor e, nos próximos dias, um documento será formalizado e submetido ao presidente da Fieto, Roberto Pires, e, em seguida, encaminhado ao governo do Estado. Entre os objetivos está a não redução da atuação do mercado tocantinense no setor de mineração que já comercializa, por exemplo, calcário para os estados do Pará, Mato Grosso, norte de Goiás e Bahia.

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

51ª ExpoGurupi supera expectativas e consolida sua posição entre os maiores eventos do agronegócio do Norte do Brasil

6 de junho de 2026 - 12:01

Perfil da senadora Dorinha volta a sofrer manipulação artificial de seguidores nas redes sociais

5 de junho de 2026 - 11:01

Vicentinho Júnior cumpre agenda em cavalgadas de Pindorama a Formoso do Araguaia neste fim de semana

5 de junho de 2026 - 10:52

Tocantins soma mais de 269 mil declarações do Imposto de Renda e contribuintes em atraso já estão sujeitos à multa

5 de junho de 2026 - 09:20

TRE-TO determina remoção de vídeos contra senadora Professora Dorinha e quebra sigilo de números no WhatsApp

3 de junho de 2026 - 22:39

“Os mandatos passam, mas os servidores permanecem”, diz Amélio Cayres ao inaugurar ampliação da Aleto

3 de junho de 2026 - 12:44
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.