Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 16 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Tocantins restabelece Fundo Estadual de Recursos Hídricos para garantir investimentos no setor
Estado

Tocantins restabelece Fundo Estadual de Recursos Hídricos para garantir investimentos no setor

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de março de 2015 - 17:483 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Criado no ano de 2002, o Fundo Estadual de Recurso Hídricos do Tocantins é de grande importância para a gestão dos programas ambientais referentes à preservação, conservação e manutenção de mananciais, assim como para promoção de atividades educativas, de suporte aos quatro comitês de bacias hidrográficas do Estado e também para pagamentos por serviços ambientais. Um grande avanço para a Política Estadual de Recursos Hídricos foi conquistado recentemente quando, por meio de decreto administrativo, o governador Marcelo Miranda, assinou documento dando nulidade à Medida Provisória nº 36, de 18 de setembro de 2014, emitida pela antiga gestão, que retirava os investimentos decorrentes de compensações ambientais do Fundo Estadual. 

Os recursos que foram retirados do Fundo Estadual de Recursos Hídricos são decorrentes de compensações ambientais de usinas hidrelétricas. Imagem da Hidrelétrica de Peixa Angical (Wanderley Lima)
Os recursos que foram retirados do Fundo Estadual de Recursos Hídricos são decorrentes de compensações ambientais de usinas hidrelétricas. Imagem da Hidrelétrica de Peixa Angical (Wanderley Lima)

As compensações são oriundas das quatro grandes usinas hidrelétricas (Peixe/Angical, Luís Eduardo Magalhães, Isamu Ikeda e Estreito) presentes no Estado. No ano passado, cerca de R$ 7 milhões deixaram de ser investidos após as determinações da administração anterior, que além de autorizar a retirada do fundo, ainda destituiu o Conselho Estadual dos Recursos Hídricos. Com isso, todos os projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ficaram comprometidos. 

 Imagem da Hidrelétrica do Lajeado (Foto: Frederick Borges)
Imagem da Hidrelétrica do Lajeado (Foto: Frederick Borges)

Os recursos visam o financiamento de pesquisas acadêmicas que serão utilizadas na implementação de ações e ferramentas responsáveis pelo  fortalecimento do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, do qual fazem parte os comitês de bacias e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que foi restabelecido este ano. Além disso, parte do fundo será destinado para estruturar e revitalizar os quatro comitês de bacias hidrográficas do Estado (Lago de Palmas, Rio Formoso, Manuel Alves, Lontra e Corda), dando poder de atuação, além de contribuir com a gestão descentralizada dos recursos destinados à preservação ambiental. Também estão previstas a criação de novos comitês de bacias e ações que visem preservar nascentes e a perenização de rios federais importantes como o Araguaia e o Tocantins.

Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira
“Tão logo assumimos a pasta, dialogamos com o governador Marcelo Miranda e hoje podemos celebrar a retomada das nossas atividades”, diz a Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira

De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, com a retirada destes recursos e destinação para o Tesouro Estadual, todas as ações da Secretaria foram afetadas. “Foi um verdadeiro retrocesso, a saída destes investimentos. Tão logo assumimos a pasta, dialogamos com o governador Marcelo Miranda e hoje podemos celebrar a retomada das nossas atividades”, afirmou.

Segundo a Semarh, para este ano está previsto o repasse de mais de R$ 9 milhões, que serão investidos nos projetos de construção de barraginhas na região sudeste do Estado, no programa Nascente Viva de reflorestamento de mananciais, nos trabalhos de pagamentos ambientais oriundos das preservações daquelas nascentes e atividades que visem à educação ambiental. (Wherbert Araújo/Secom)

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Wagner Rodrigues lança Professora Dorinha como pré-candidata ao Governo: “Daqui para frente, ela não é só senadora, e sim a nossa pré-candidata a governadora”

16 de julho de 2026 - 00:01

Wanderlei Barbosa convoca tocantinenses e afirma: “Daqui pra frente é pé na estrada e olho no olho pra ter Dorinha governadora”

15 de julho de 2026 - 22:33

Gomes prega mobilização e afirma: “Vamos ganhar esse Estado de amigo a amigo em prol de Dorinha”

15 de julho de 2026 - 22:02

Ronaldo Dimas destaca união com Wanderlei Barbosa em ato de apoio à pré-candidatura de Dorinha

15 de julho de 2026 - 21:46

Coronel Maxuell dos Santos de Souza assume comando-geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins

15 de julho de 2026 - 21:33

Aliança definida: Federação PRD e Solidariedade confirma apoio a Dorinha e agenda convenção para 30 de julho

15 de julho de 2026 - 10:55
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.