Da Redação do Portal AtitudeTO
O pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, cumpriu agenda política neste fim de semana em diferentes regiões do estado para apresentar propostas de governo e dialogar com eleitores e lideranças locais. Acompanhado pelos deputados Amélio Cayres e Alexandre Guimarães, integrantes da coligação “Pra Cima Tocantins”, o político participou de festividades tradicionais nas cidades de Natividade, Miracema do Tocantins e Tupiratins, além de passar por Guaraí, com foco na discussão de políticas para segurança pública, turismo e desenvolvimento regional.
Propostas para a segurança pública
Durante a participação nos festejos do Divino Espírito Santo, em Natividade, Vicentinho Júnior apresentou as diretrizes de seu plano para a área de segurança. O pré-candidato defendeu um modelo de gestão baseado na integração operacional entre o Estado e as administrações municipais.
Entre as medidas anunciadas pelo parlamentar estão:
Realização de novos concursos públicos para o aumento do efetivo da Polícia Militar;
Fortalecimento das patrulhas rurais;
Investimento em inteligência policial e recursos tecnológicos;
Apoio estrutural às Guardas Municipais, por meio de capacitação técnica, fornecimento de equipamentos e atuação conjunta com as forças estaduais.
De acordo com o pré-candidato, o fortalecimento das guardas locais visa ampliar a presença ostensiva nas cidades, permitindo que as polícias Civil e Militar concentrem atividades no combate a crimes de maior complexidade e ao crime organizado.
De acordo com o pré-candidato, o fortalecimento das guardas locais visa ampliar a presença ostensiva nas cidades, permitindo que as polícias Civil e Militar concentrem atividades no combate a crimes de maior complexidade e ao crime organizado.
Agendas culturais e turismo
Na sequência do cronograma de viagens, a comitiva participou do Miracaxi, micareta realizada anualmente em Miracema do Tocantins. No evento, os políticos mantiveram reuniões com lideranças regionais e conversaram com moradores locais e turistas.
Neste domingo, a agenda da pré-campanha foi direcionada a Guaraí e à temporada de praias da região central e norte do estado, com visita programada à Praia da Raposa, no município de Tupiratins. Os encontros finais do fim de semana priorizaram o debate sobre o fomento ao turismo sazonal e a geração de emprego e renda através do desenvolvimento regional.
Em busca da capilaridade no eleitorado fora da capital
A movimentação de Vicentinho Júnior pelo interior do estado consolida a estratégia da coligação “Pra Cima Tocantins” de associar a imagem do pré-candidato a lideranças consolidadas no parlamento, como Amélio Cayres e Alexandre Guimarães, buscando capilaridade no eleitorado fora da capital. Ao utilizar eventos tradicionais e de grande apelo popular como palanque, a pré-campanha tenta humanizar a candidatura e testar a recepção de bandeiras historicamente sensíveis ao eleitorado tocantinense, como a segurança pública. O foco na descentralização e no apoio aos municípios sinaliza um aceno direto aos prefeitos e vereadores da base aliada, peças-chave para a sustentação de palanques regionais que definirão o peso do voto interiorano no pleito majoritário.









