O alerta acontece depois do Procon ter constatado e notificado os pontos de venda de ingressos dos shows da Expo Gurupi falhas na oferta de 40% do total de ingressos à meia-entrada. Conforme um representante da União Goiana dos Estudante, que encontra-se em Gurupi emitindo carteirinhas, os estudante devem ficar atentos às carteirinhas irregulares emitidas pelas Atléticas e faculdades, pois não serão aceitas para aquisição dos ingressos e da entrada na portaria, devido esterem em desacordo com a Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013).
por Wesley Silas
Na quarta-feira, 29, fiscais do Procon visitaram todos os pontos de venda de ingressos para a Expo Gurupi e, segundo o diretor do órgão, Gustavo Esperandio, foi constatado falhas na comercialização da meia-entrada.
“Registramos autos de notificação e cobramos aos produtores que fosse apresentado a quantidade de ingressos já vendidos para que possamos analisar se quantidade de 40% reservado a meia entrada estaria respeitando a Lei 12.933, art. 1, parágrafo 10. Até o momento não nos foi apresentado esses números, no entanto, o Procon determinou que se vendesse a meia entrada até que fosse apresentado esse relatório”, disse Esperandio.
Após a fiscalização o representa dos promotores dos show, Hugo Moreno garantiu que a meia entrada será garantida, desde que apresente o Documento Nacional do Estudante em conformidade a Lei Federal constando o QR Code (código bidimensional quadrado com dados do aluno) que pode ser lido por celulares.
“A gente veio aqui no Procon para regularizar a meia entrada e vamos aceitar a carteirinha nacional padrão com QR Code que dá para observar pelo celular. Só vai ser aceita as carteirinha que esteja dentro das normas da lei e na compra dos ingressos as pessoas terão que apresentar estas carteirinhas”, disse Hugo.
Somente as entidade legalmente constituída que atenda os padrões de segurança poderão emitir estas carteirinhas e aproveitando este nicho um representante da União Goiana dos Estudante, Jorlan Cássio esteve na reunião no Procon para falar sobre o documento e anunciar que esta emitindo a carteirinha para o alunos de Gurupi.
“A carteira nacional dos estudante tem que ter QR Code e por meio desta leitura identifica-se facilmente se aquela carteira possuiu os requisitos da lei federal 12.933 dentro de uma padronização nacional para evitar emissão fraudulenta de carteirinhas”, disse Jorlan.
Segundo ele várias carteirinha que são emitidas, inclusive por faculdades podem estar fora do padrão e que as Atléticas dos cursos são proibidas de emitir Carteira de Estudante.
“Não vamos citar nomes das Unirversidades para não ocorrer equívocos, mas estamos acompanhando a emissão por parte de algumas atléticas que não são contempladas pela lei federal”, disse.