Um assunto que sempre é discutido em campanhas eleitorais, mas nunca colocado em prática pelas autoridades competentes é o anel viário de Gurupi, ligando a BR-153 a BR-242. Devemos debater com veemência sobre este assunto.
Por Régis Caio [1]
Lembro que em 2013, o ministro dos Transportes do governo Dilma, César Borges, durante audiência com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, assegurou a construção do anel viário do município. Já se passaram seis anos.
No ano passado, dois acidentes foram registrados envolvendo caminhões no centro de Gurupi e o fato curioso é que ambos estavam vindo da 153 com destino a 242. A situação preocupa, o trânsito de Gurupi está intenso nos últimos anos e convenhamos, transitar na Avenida Goiás juntamente com um bitrem dá um certo temor.
Recentemente na Câmara Municipal, o vereador André Caixeta (PSB) fez um requerimento para que o saldo remanescente do empréstimo de R$ 583 milhões do governo do Estado destinado a obras após processos licitatórios, seja reprogramado para a construção da alça do Anel Viário em nossa cidade.
Com o anel viário, o tráfego será facilitado, desviando da área urbana de Gurupi um grande volume de veículos, especialmente os de carga, reduzindo os congestionamentos e os riscos de acidentes.
Fico imaginando a Ferrovia Norte-Sul concluída por completo, a TO-500 finalizada e o desenvolvimento econômico aumentando na região sul do Estado, tudo isto aumentará o fluxo de veículos pesados. Por isto, é necessário debatermos sobre o anel viário de Gurupi.
[1] Régis Caio é jornalista e colunista do Portal Atitude