Por Redação
A obra tem início previsto para o segundo semestre de 2023, com entrega no próximo ano. Serão, inicialmente, 11,25 km de duplicação, com três retornos, passagens inferiores, uma passarela para pedestres e dois viadutos nas entradas norte e sul da cidade.
“A duplicação da BR-153 no trecho de Gurupi marca mais um grande investimento no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, além de representar mais oportunidades para o setor produtivo da região, com mais facilidade de escoamento da produção, ainda abre caminhos para o turismo e proporciona mais segurança para motoristas e pedestres”, destaca Carlos Xisto, Diretor-Superintendente da Ecovias do Araguaia.
Cronograma de duplicação
Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o 10º ano. Serão investidos R$7,8 bilhões em obras, além de outros R$6,2 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.
Somente no Tocantins, está prevista a duplicação de 173,98 km. Em Goiás, até o final do 4º ano de concessão, serão cerca de 53,44 quilômetros de duplicações, contemplando Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km). E até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado.