Desta vez as denúncias não são de serviços públicos da saúde, mas do setor privado. Não é de hoje que o atendimento do hospital da Unimed de Gurupi é alvo de críticas dos usuários da Unimed e Plansaúde/Unimed. Há casos de que médicos plantonistas não atendem pacientes do Plansaúde, clientes reclamam da falta de humanização no atendimento e também da falta de médicos especialistas, principalmente nas áreas de pediatria e ortopedia e, em muitos casos, o prazo para realização de consultas não são atendidos, conforte determina a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) responsável pela regularização dos planos de saúde no Brasil.
No dia 17 de setembro uma funcionária pública usuária do Plansaúde/Unimed, que pediu para ter identidade preservada, teve o atendimento negado no Hospital da Unimed e Gurupi. Ela informou à nossa reportagem que estava com muita dor no abdômen e ao dar entrada no Hospital o médico plantonista recusou a atendê-la por não aceitar o Plansaúde, obrigando-a buscar atendimento em outro hospital.
No último domingo o servidor Público, Edinho Fernandes, usou o seu perfil no facebook para criticar os serviços da Unimed de Gurupi. “UMA VERGONHA: O atendimento do Hospital da Unimed de Gurupi. Começando pelos péssimos trabalhos prestados pela médica plantonista do dia de hoje (Domingo 12/10), que atendeu na maior arrogância minha irmã. Segundo, pelos demais funcionários do dia”, postou Edinho.
A postagem repercutiu e mais de 160 pessoas curtiram e outras 40 dividiram suas opiniões sobre o atendimento da Unimed de Gurupi, conforme aponta os depoimentos abaixo:
O que diz a Unimed/Gurupi
A Gerente Geral da Unimed Gurupi, Marisa Rocha da Silva Matias, aconselhou que os usuários façam suas reclamações na ouvidoria do Plano de Saúde, conforme determina a ANS.
“Nós trabalhamos por meio da ouvidoria e se estivessem entrado em contato comigo eu teria pedido para que eles relatassem as reclamações, pois conforme determina a Agência Nacional de Saúde nós temos prazo para responder as reclamações que podem ser via e-mail [email protected] “, explicou.
Falta de ortopedista e pediatras
Marisa Rocha informou que a Unimed de Gurupi está contratando médicos especialistas nas áreas de Pediatria e Ortopedia para atender a demanda do Plano. O caso chegou a ser denunciado no Ministério Público Estadual. “Temos um pneumologista, cardiologistas e dois neurologistas. O problema nosso hoje é pediatria e ortopedia, mas já estamos contratando médicos”, disse.
Falhas no atendimento
Marisa Rocha afirmou que a nova presidência da Unimed Gurupi – Cooperativa de Trabalho Médico que assumiu no início deste ano tem buscado corrigir as falhas no atendimento aos usuários.
“É lógico que precisamos atender bem o usuário e o Plano de Saúde é para isso. É uma preocupação do Dr. Luiz Paulo que assumiu a Presidência da Unimed agora em maio e nesta semana ele fez uma reunião com o conselho de administração colocou em primeiro lugar atendimento, pode ser de urgência ou emergência e é importante que usuários nos comuniquem as possíveis falhas para que possamos corrigi-las”, disse.
Prazo na marcação de consultas
Outro problema enfrentado pelos usuários é a falta de cumprimento dos prazos máximo para atendimento, pois conforme determina legislação, os planos de saúde individuais ou familiares novos ou adaptados, contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 devem obedecer ao prazo máximo, entre 07 a 14 dias. “O prazo para consulta depende da especialidade. Se o usuário se sentir prejudicado poderá comunicar na ouvidoria via e-mail [email protected] ou no nosso telefone (63) 3301-2500 porque a Unimed é obrigada a cumprir este prazo”, explicou Marisa Rocha.
Prazos máximos para atendimento
Confira os prazos máximos para atendimento dos beneficiários dos planos de saúde conforme cada tipo de plano – ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.
Serviços | Prazo máximo de atendimento (em dias úteis) |
---|---|
Consulta básica – pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia | 07 (sete) |
Consulta nas demais especialidades | 14 (catorze) |
Consulta/ sessão com fonoaudiólogo | 10 (dez) |
Consulta/ sessão com nutricionista | 10 (dez) |
Consulta/ sessão com psicólogo | 10 (dez) |
Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional | 10 (dez) |
Consulta/ sessão com fisioterapeuta | 10 (dez) |
Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista | 07 (sete) |
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial | 03 (três) |
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial | 10 (dez) |
Procedimentos de alta complexidade (PAC) | 21 (vinte e um) |
Atendimento em regimento hospital-dia | 10 (dez) |
Atendimento em regime de internação eletiva | 21 (vinte e um) |
Urgência e emergência | Imediato |
Consulta de retorno | A critério do profissional responsável pelo atendimento |
O que você deve fazer se não conseguir agendar atendimento pelo plano de saúde nos prazos estabelecidos pela ANS?
Fonte: ANS.