Durante a reunião o presidente da Fundação Unirg, professor Sávio Barbalho, confirmou a reposição salarial de 7,88%, que corresponde a 6,41% referente ao índice oficial da inflação no ano de 2014, mais 1,47% relativos aos meses de janeiro a março de 2014, que não foram repassados aos professores e servidores administrativos da Unirg no ano passado.
De acordo com a Apug-Ssind, o presidente da Fundação confirmou a recomposição salarial que será pago no mês de fevereiro, mas retroativo a 1º de janeiro, conforme determina a data base dos servidores da Fundação e Centro Universitário Unirg. O índice também foi negociado com o prefeito na reunião da Apug-Ssind e AsaUnirg na reunião realizada no dia 21 de janeiro e confirmado por telefone do próprio prefeito ao presidente da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia e ao presidente da AsaUnirg, Oximano Jorge.
“Vamos encaminhar o projeto de lei o mais rápido possível para que seja votada na Câmara de Vereadores, para que os professores e servidores tenham a segurança e a garantia do que foi acordado com a Fundação”, afirmou o presidente da Fundação Unirg.
Outro projeto de lei que deve ser encaminhado também pela Fundação Unirg é a renovação da contratação dos professores temporários, que serão contratados a partir de 20 de janeiro. Como a Câmara de Vereadores só retorna às atividades no dia 02 de fevereiro, a contratação será retroativa ao dia 20 de janeiro.
Quanto aos professores contratados, mas que exercem função de coordenador e coordenador de estágio, o presidente da Fundação, em resposta ao questionamento do presidente do sindicato, declarou que vai aguardar a decisão judicial, considerando que foi judicializada desde o ano passado, cobrando o pagamento de professor no período de 1º a 20 de janeiro do ano passado, conforme rege a Lei 1755 e o Regimento Acadêmico, ao normatizar que para ser coordenador, a condição principal é ser professor, independente da condição de efetiva ou contratada.
A diretoria da Apug-Ssind solicitou a intermediação do presidente da Fundação Unirg junto ao prefeito municipal, para que seja agendada uma reunião, o que deve acontecer na próxima semana, com a presença do presidente do Conselho Curador, Professor Gomercindo da Silveira, visando debater a proposta de alteração das funções do Conselho Curador, já aprovado e encaminhado ao prefeito, que em primeiro momento teria se comprometido em encaminhar o projeto de lei ao Legislativo Gurupiense, o que ainda não aconteceu.
O presidente do Conselho Superior explica que o projeto só pretende, internamente, devolver as funções deliberativas do Conselho nas decisões da Fundação. “Não tem nada que vai contra as orientações políticas e nem vai interferir nas decisões. Mas internamente, é de grande importância para que possamos debater, discutir e ter a presença sempre motivada dos conselheiros, indicados por diferentes seguimentos da Academia, Fundação e da Administração Pública. Por isso nossa luta para volta da função deliberativa do Conselho, que tem também a presença do presidente da Fundação Unirg, como integrante nato entre seus membros”, explicou o professor Gomercindo da Silveira. (Fonte: Ascom/Apug-Ssind)