Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Debate: Alunos observam propostas dos candidatos a prefeito de Gurupi
Destaques

Debate: Alunos observam propostas dos candidatos a prefeito de Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins2 de setembro de 2016 - 01:214 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Alunos aptos e não aptos a votarem que cursam o ensino fundamental e médio de uma escola particular de Gurupi mostraram na noite desta quinta-feira, 01, que estão atentos às propostas dos candidatos e podem influenciar nas eleições. “Espero que quando um dos três for eleito, possa ver a visão do outro candidato concorrente – porque são colocações necessárias para a sociedade”, disse o aluno do 3º ano do ensino médio, João Victor de Araújo Maciel .


Apesar de terem pouca força nas urnas, estes adolescentes estão dentro das estatísticas de que, praticamente, 3,33 % dos eleitores com faixa etária de 16 a 18 anos (TSE), estão aptos a votar em Gurupi. Mas, somados a força de seus pais, variavelmente com faixa etária entre 25 a 49 anos, ganha força na decisão do processo eleitoral, pois juntos representam, aproximadamente,  59% dos eleitores (TSE) aptos a votar em Gurupi.

 Além deste potencial, o que chamou atenção no debate foi a participação e comportamento dos alunos (crianças e adolescentes) com perguntas bem fundamentadas relacionadas às propostas dos candidatos Laurez Moreira (PSB), Iury Garcia (PR) e Walter Júnior (PSDB) voltadas à saúde, educação, infraestrutura, violência, geração de emprego e renda, meio ambiente.

Aluno A
“Foi um debate muito interessante e acabei sanando algumas dúvidas que tinha a respeito de cada um deles”, João Victor.

“As propostas foram muito bem colocadas e focadas direto nas perguntas. Foi um debate muito interessante e acabei sanando algumas dúvidas que tinha a respeito de cada um deles. Foi um processo legal e não houve muitas incidências e os candidatos respeitaram as regras”, disse o estudante João Victor de Araújo Maciel.

Em seguida a reportagem do Portal Atitude questionou o aluno se as propostas apresentadas pelos três candidatos foram convincentes e dentro da realidade.  

“A maioria sim,  podem ser realmente realizadas. As propostas do Dr. Walter Júnior e do Dr. Iury Garcia foram muito interessante porque, realmente, visaram o que é necessário para a sociedade no que ela está precisando. Espero que quando um dos três for eleito, possa ver a visão do outro candidato concorrente porque são colocações necessárias para a sociedade”, disse.

Aluno E

Outro aluno que participou de uma das rodadas de perguntas foi Pedro Henrique, também do 3º ano do ensino médio.

Pedro Henrique.
Pedro Henrique.

“Eu achei as propostas bem elaboradas, houve algumas agressões; mas, observamos qual o plano de cada um, apesar de alguns quiseram relembrar o passado; mas, a gente não quer saber do passado, mas do futuro de agora a diante”, disse Pedro Henrique.

 O professor da disciplina, Atualidades, do Colégio Objetivo de Gurupi, Hélio Buenaga, moderador do debate, também fez sua avaliação.

 “Eu avaliei, maravilhosamente, bem porque é o primeiro debate que nós fizemos. Tivemos o auxilio de um representante da OAB, que é o Dr. Heráclito e, para nós, foi muito importante os alunos conhecerem as propostas dos candidatos – numa tentativa de mostrar para eles que a política pode ser bem feita”, disse o professor.

"Foi muito importante os alunos conhecerem as propostas dos candidatos", professor Hélio.
“Foi muito importante os alunos conhecerem as propostas dos candidatos”, professor Hélio.

Assim como foi questionado aos alunos, o professor também falou sobre a aplicabilidade das propostas dos candidatos.

“São condizentes com a realidade de quem está dentro e possa fazer uma modificação. No entanto, quem está de fora e não sabe da realidade pode entender como utópica, mas na verdade elas são possíveis de serem atendidas”, explicou o professor.

O único tumulto aconteceu na saída dos candidatos, quando uma claque começou a gritar palavrões contra um dos adversários. De imediato os organizadores do evento pediu para parar e orientou que eles estavam manchando a imagem do candidato. “Fui um pouco mais incisivo e liguei para a coordenação de campanha e de imediato eles foram dispersos”, disse o professor Hélio. 

Alunos e seus pais acompanharam as propostas dos candidatos.
Alunos e seus pais acompanharam as propostas dos candidatos.
Colégio Objetivo Debate Iury Garcia Laurez Moreira Walter Júnior
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Editorial | O Custo silencioso da ausência: Por que o Sul do Tocantins precisa de voz em Brasília

11 de março de 2026 - 18:03

Representatividade em xeque: A encruzilhada política que pode deixar o Sul do Tocantins, mais uma vez, sem voz em Brasília

11 de março de 2026 - 17:57

Compras sem planejamento em hospital de Dueré; TCE encontra equipamentos de laboratório comprados há seis anos e ainda encaixotados

11 de março de 2026 - 16:05

Com meta de reunir até 600 ex-prefeitos, Associação é reativada no Tocantins para enfrentar “apagão de defesa” de ex-gestores

11 de março de 2026 - 15:13

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova programa nacional ‘Antes que Aconteça’ para prevenir violência contra mulheres

11 de março de 2026 - 11:38

Argentina concede refúgio permanente a condenado pelo 8 de janeiro

11 de março de 2026 - 10:57
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.