Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 16 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Brasil»Entre a desinformação e a resistência, ainda há o que comemorar nesse “Dia do Jornalista”
Brasil

Entre a desinformação e a resistência, ainda há o que comemorar nesse “Dia do Jornalista”

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins8 de abril de 2025 - 14:012 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Gilberto Correia da Silva

Em tempos de desinformação desenfreada, fake news industrializadas e perseguição cada vez mais sutil (ou brutal) aos profissionais da imprensa, o Dia do Jornalista – comemorado em 7 de abril – não pode ser apenas mais uma data no calendário. Deve ser um momento de reflexão crítica, de reafirmação de princípios e, acima de tudo, de resistência.

Vivemos a era do excesso de informação e da escassez de verdade. Em um cenário onde qualquer um com acesso à internet pode “noticiar” sem compromisso com a ética ou a apuração, o papel do jornalista profissional se torna ainda mais vital. O jornalismo sério, aquele que apura, checa, confronta fontes, ouve os dois lados e escreve com responsabilidade, parece estar nadando contra a corrente. Mas é esse esforço, muitas vezes solitário e invisível, que sustenta a frágil ponte entre o cidadão e o direito à informação.
Temos o que comemorar?

Sim, mas com cautela. Comemoramos cada profissional que se recusa a vender sua consciência. Celebramos os que se mantêm firmes diante das pressões econômicas, políticas ou ideológicas. Comemoramos os jornalistas que, mesmo ameaçados, continuam investigando, informando, e sendo a voz de quem não tem voz. Em cada matéria bem apurada, em cada denúncia fundamentada, em cada cobertura feita com responsabilidade social, há motivos para celebrar.

Mas há muito o que lamentar

Lamentamos os colegas silenciados pela violência, os que perderam empregos por não cederem à manipulação, os que adoecem diante do assédio virtual e da precarização da profissão. Lamentamos a desvalorização da notícia, a banalização da mentira e o fato de que, em muitos ambientes, o jornalista virou inimigo por simplesmente fazer seu trabalho.

E ainda assim… não desistimos

Seguimos lutando por uma comunicação ética, transparente e comprometida com o bem comum. O jornalismo não é só profissão — é vocação. É compromisso com a democracia, com a verdade, com a história que está sendo escrita todos os dias.
Neste 7 de abril, que estejamos conscientes dos desafios, mas também inspirados pela missão. Que possamos fortalecer redes, valorizar a formação ética dos novos profissionais e resistir — com palavras, microfones, câmeras e coragem.

O bom jornalismo é como o bom senso: às vezes silencioso, mas sempre necessário. Sigamos em frente. Com os pés no chão, o coração em alerta, e a caneta (ou o teclado) como espada. Não vamos desistir.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Justiça dá cinco dias para prefeito e secretário de Saúde de Dueré explicarem falhas em hospital municipal

16 de março de 2026 - 15:00

Opinião do leitor | Vicentinho ruge. Faz rastro de onça, joga acertado, se ajeitando certinho.

16 de março de 2026 - 11:24

CUIDADO INTEGRAL: Sangue na urina pode ser sinal de câncer renal, alerta especialista

16 de março de 2026 - 11:12

Após aumento de combustíveis: 126 postos foram notificados pelo Procon

16 de março de 2026 - 10:34

Doador de órgãos recebe homenagem durante primeira captação de 2026 no Hospital Geral de Palmas

16 de março de 2026 - 10:24

Expansão da soja no Tocantins evidência papel estratégico das agroindústrias na absorção da safra

16 de março de 2026 - 09:02
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.