Para promover a cidadania, a organização comunitária, o bom funcionamento dos serviços públicos e a preservação dos espaços de uso comum em conjuntos habitacionais populares, a Fundação Banco do Brasil está selecionando entidades interessadas em reaplicar tecnologias sociais para moradores de empreendimentos do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU). O edital está com inscrições abertas até 27 de outubro.
O Tocantins é um dos estados que vai ser contemplado com a reaplicação de projetos ou metodologias de promoção do desenvolvimento social previstos pelo edital. São cinco tecnologias sociais previstas no credenciamento: “Transformando Realidades por meio da Mobilização e Organização Comunitária”; “Bibliotecas Comunitárias Vaga Lume”; “Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana – Revolução dos Baldinhos”; “Produção Agroecológica de Alimentos em Meio Urbano”; “Rede Criar – Joias Sustentáveis na Ilha das Flores”. Todas foram certificadas pela Fundação BB e estão no acervo do Banco de Tecnologias Sociais.
O objetivo da reaplicação das tecnologias sociais é trabalhar diversos aspectos entre os moradores atendidos pelo programa habitacional: mobilização comunitária em torno dos problemas locais para criar e fortalecer laços comunitários e interlocução com o poder público; educação financeira; conscientização para a gestão correta de resíduos sólidos (compostagem e reciclagem de embalagem plástica para a criação de bijuterias) com geração de renda; implantação de bibliotecas comunitárias para democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura, além de fortalecer os saberes locais; produção agroecológica com o propósito de trazer segurança alimentar.
Além do Tocantins, a execução das propostas ocorrerá também em outros 20 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Entre as responsabilidades previstas para as entidades contratadas estão: implantar as tecnologias sociais nos empreendimentos por meio de atividades de capacitação, planejamento, monitoramento, avaliação e publicação das ações desenvolvidas; acompanhar as atividades e visitas técnicas das instituições idealizadoras das tecnologias sociais nos empreendimentos; elaborar, processar e sistematizar dados obtidos durante a execução do projeto; estabelecer um canal de diálogo com os moradores.
Os serviços prestados vão incluir ações como mobilização e recenseamento das famílias atendidas no PNHU e capacitação dos moradores em educação financeira.
As organizações interessadas devem entregar pessoalmente ou enviar os documentos até às 18h do dia 27 de outubro. O envelope deve ser endereçado para a Comissão de Credenciamento da Fundação Banco do Brasil, no Setor Comercial Norte, Quadra 01, Bloco A, Edifício Number One, 10º andar, Brasília (DF), CEP 70.711-900.
Para mais informações acesse o edital.