Dois deles, Gutierres Torquato (PSDB) e Gleydson Nato (PHS) conseguiram a primeira suplência de deputado estadual, Edinho Fernandes (PROS) segunda suplência e Eduardo Fortes (PSDB) conseguiu também foi diplomado nesta segunda-feira, 16, como segundo suplente a deputado federal.
por Wesley Silas
O Portal Atitude ouviu avaliações dos quatros sobre renovação política em Gurupi e região sul e chances de assumir o cargo em um panorama em que eles poderão se enfrentar nas eleições a prefeito de 2020. Nas eleições deste ano os eleitores gurupienses foram generosos e depositaram nas candidaturas de Gutierres, Gleydson e Edinho a soma de 43,58% dos votos e, se somado aos votos de Kita Maciel (PSD), que não conseguiu a suplência, o número chega a 52,6% dos votos válidos na disputa a deputado estadual em Gurupi.
“É importante ter quatro jovens suplentes como eu na de deputado federal e temos três suplentes de deputados estaduais que representa a nova geração da política da região sul e da nossa cidade de Gurupi onde representamos quatro grupo, mas com certeza teremos parte destes grupos unidos à campanha de 2020 e isso mostra que a política está mudando. Acredito que a região sul tem tudo para crescer com esta nova geração de políticos que estão vindo com muita vontade de trabalhar e fazer com que a nossa região sul cresça e traga bastante empregos. É isso que mostrou nesta política esta votação expressiva que nós quatro tivemos do povo tocantinense e da nossa região sul”, disse Eduardo Fortes que recebeu 31,17% dos votos válidos a federal, totalizando 11.566 votos apenas em Gurupi e 14.451 no geral.
O segundo mais bem votado em Gurupi foi o jovem Gleydson Nato (PHS). Ele recebeu 17,56% dos votos válidos a deputado estadual em Gurupi, representando 6.739 votos. Nato considerou que apesar dele e de Eduardo Fortes, Gutierres e Edinho não terem conseguido êxito é importante que a região tenha mais representatividade.
“Nós conseguimos pela primeira vez na história eleger um candidato que representa Gurupi e a região sul que foi o nosso governador Mauro Carlesse. Infelizmente vamos ficar acéfalos tanto na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal e essa juventude que vem representando a nossa região politicamente ela demonstrou ter uma força muito grande e estamos confiante que o nosso governador vai fazer um bom trabalho e de que iremos assumir e lutar junto com o governador por melhorias para Gurupi e região sul”, disse Nato.
Outro nome que vem se destacando na política de Gurupi e região é o do secretário Municipal de Saúde, Gutierres Torquato (PSDB). Ele foi o segundo mais bem votado em Gurupi com 17,32%, representando 6.645 votos, no contexto estadual foi o mais bem votado da região, conseguindo 13.874, ocupando 18º posição entre os 24 mais bem votado.
“Eu acho importante o surgimento de novos líderes políticos no sul do Estado, mas fico triste que num momento importante deste não tem ninguém com mandato. Acho necessário também que estes novos políticos tenham maturidade suficiente de entender que a região sul é maior do que o interesse de cada um de nós. Tem que ser líderes jovens, mas com maturidade para entender que o desenvolvimento econômico e importância da região é muito maior do que a vaidade e do interesse de cada um de nós e acho que a região sul vai ter representante”, avaliou Gutierres Torquato.
O ex-presidente da ATS e agora segundo suplente de deputado estadual, Edinho Fernandes (PROS) ficou apenas atrás de Gleydson Nato (PHS) e acredita que assumirá, caso dois deputados eleitos se afastem.
“É importante destacar a inovação da política na região sul do Tocantins. Embora não tenhamos sido eleitos, conseguimos um número muito significativo de suplentes que ficaram muito bem posicionado e eu acredito que nós tenhamos a possibilidade que durante estes próximos quatro anos assumir os mandatos e poder representar a região sul com bastante eficiência e usar da nossa jovialidade para fazer uma grande trabalho e poder alavancar o desenvolvimento nesta região”, disse.
Desempenho
Na eleição de 2016 o candidato a prefeito, Walter Júnior (hoje MDB) com Glaydson Nato (PHS) na vice, com apoio do grupo Stival e do governador Mauro Carlesse (PHS) perderam por pouco (48,58% x 51,42%) a eleição contra o experiente prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB) que também tinha o apoio de líderes tradicionais da política gurupienses, dentre eles a ex-primeira-dama Goiaciara Cruz (PDT), deputada federal Josi Nunes (hoje PROS) e sua mãe e atual vice-prefeita Dolores Nunes (MDB), senadora Kátia Abreu (hoje PDT) e Edinho Fernandes (hoje PROS).
Agora, pós eleições de 2018 o novo desafio está focado nas eleições municipais de 2020 que poderá ter, além dos nomes citados, personagens com grupos consolidados como é o caso do presidente da ACIG, o empresário Adailton Fonseca que não esconde seu interesse em entrar na disputa, assim como os vereadores Sargento Jenilson (PRTB) e Valdônio Rodrigues (PSB). Neste cenário, não pode descartar que políticos tradicionais como a deputada federal Josi Nunes (PROS) após ter sua primeira derrota poderá apostar no capital político que tem para retornar na próxima eleição.
Leia também:
Região sul fica órfã de representatividade na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa
Bairrismo de Gurupi supera Porto Nacional, mas não elege deputado
Ex-deputado Igue do Vale volta ao cenário político na intenção de disputar uma vaga da AL
Sul do Tocantins: Se votar errado continuará caminhado para a periferia do Tocantins