A senadora Kátia Abreu (PDT) fez um discurso racional no Senado Federal abordando o papel da imprensa, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) do qual ela fará uma oposição independente. “Quem cavalga a razão não precisa de espora”, disse a senadora ao defender o equilíbrio entre a liberdade da imprensa e a democracia.
por Wesley Silas
A senadora começou seu discurso defendendo os prefeitos do Brasil no custeio da saúde e pavimentação asfáltica que, para ela, são os pontos mais solicitados e podem se transformar em política pública do Governo Federal.
Em seguida a senadora disse que espera que o governo do presidente Jair Bolsonaro “encontre rumo” e que priorize as “coisas sérias” da nação e não fique ocupando o tempo debatendo com assuntos veiculados na imprensa nacional.
“Larga a imprensa quieta, deixe ela fazer o seu trabalho e se te ofendeu o Supremo Tribunal Federal está ali, os tribunais estão ai. Agora, o que não podemos fazer é calar a imprensa. Alguém pensa que eu já não tive aborrecimentos enormes com a empresa brasileira? Claro que já! Quem aqui não foi vítima de alguma denúncia, da exposição aberta quando está sendo investigado e colocam como se a gente já fosse condenado. Enfim, eu poderia fazendo mil críticas e não quero dar uma de boazinha para ficar bonitinha com a imprensa e ser oportunista. Não! Eu já tive muitos aborrecimentos com a imprensa e terei muito mais porque a vida continua.
Conforme a senadora o governo federal deve entender que a liberdade e a democracia tiveram um alto custo para a sociedade brasileira.
“Imaginem se nós não tivéssemos a liberdade de imprensa, também não teríamos o congresso. Com certeza quem calar a imprensa brasileira o próximo passo é calar o Congresso Nacional”, disse a senadora
Conduta independente
A senadora também deixou claro que adotará uma “conduta independente” no Senado Federal.
“Eu não quero briga e sou uma oposição independente, tenho as minha convicções e tudo que o presidente Bolsonaro mandar para esta Casa e for boa para o brasileiros, em especial aos tocantinenses, não precisa me pedir o voto e não vou fazer de rogada e vou votar e arco com as consequências. Eu quero a liberdade para a hora que eu não concordar com as suas atitudes eu tenho a liberdade de chamar atenção para este fato”, disse.
Previdência
Kátia Abreu comentou ainda sobre as polêmicas envolvendo a aprovação da reforma da Previdência e levantou bandeira branca ao pedir ponderação e equilíbrio na guerra entre os grupos da esquerda e da direita.
“Vamos acabar com este tipo de comportamento que já estamos cansados de ver no passado e vamos olhar o lado do povo brasileiro. Temos o senador [Paulo] Paim do PT que é um especialista em previdência. Só porque ele é da esquerda e do PT a opinião dele não vale? Vale sim porque ele estudou isso a vida inteira, assim como alguém da direita que também tem suas convicções e suas ideias maravilhosas. Porque não vamos juntar tudo isso e votar numa previdência brasileira com o brasão da república federativa do Brasil?”, disse a senadora.
Confira abaixo a íntegra da fala da senadora no Senador Federal na quarta-feira: