Quem presenciou o comício do senador Ataídes Oliveira (PSDB) na noite da quinta-feira, 20, em Gurupi, não pode deixar de constatar uma união eleitoral eclética em defesa da reeleição do senador que, segundo ele os tucanos que dão sustentação à sua candidatura comandam 80% das prefeituras da região sul do Tocantins.
por Wesley Silas
Se tornou comum nas eleições deste ano candidatos ao senado de uma coligação receber apoio de políticos que apoiam candidatos opositores na disputa ao governo, como o exemplo do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, que apoia o candidato ao governo Mauro Carlesse (PHS) e ao senador Eduardo Gomes (SD); mas, escolheu Irajá Abreu (PSD) que é candidato ao senador na chapa de Márlon Reis (REDE). Fato como este, se repete em várias cidades e regiões.
No caso do presidente do PSDB, senador Ataídes Oliveira, a divisão entre os tucanos que em sua maioria escolheram acompanhar a reeleição do governador Mauro Carlesse (PHS) iniciou antes mesmo das convenções partidárias e agora na reta final é comum ver nas caminhadas e comícios apoiadores de campanha pedindo votos para o mesmo candidato ao senador e para candidatos opositores ao governo, como aconteceu ontem em Gurupi.
“Aqui no nosso palanque nós tivemos a Prefeita Miyuk, de Brejinho de Nazaré; o prefeito de Aliança, Coronel Tavares; o Edinho de Sucupira, o Wagner da Gráfica, de Formoso do Araguaia e o prefeito Batatinha, de Cristalândia. São todos tucanos, e na verdade aqui no sul 80% dos prefeitos são do PSDB; mas, de repente, eles estão na outra chapa (Carlesse) e isso é normal porque estamos no estado democrático de direito. Então, eu quero parabenizar e agradecer pela presença de todos eles e dos vereadores como o presidente da Câmara, Valdônio, Marilis, André Caixeta, (apoiadores de Amastha), Zezinho da Lafich, Jair Cunha, Ivanilson Marinho (apoiadores de Carlesse) que fizemos hoje uma boa caminhada no centro de Gurupi”, disse o senador Ataídes ao abrir seu discurso no comício de ontem em Gurupi.